Número de animais abandonados no Rio cresceu 250% no último ano

Em abril, esse número cresceu ainda mais, chegando a 357% em relação ao mesmo período do ano anterior

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

O abandono de animais na cidade do Rio de Janeiro registrou um aumento de quase 250% no último ano, de acordo com a Comissão de Direitos dos Animais da Câmara dos Vereadores. Em abril, esse número cresceu ainda mais, chegando a 357% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para o ex-secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, responsável pelas políticas públicas de proteção e bem-estar animal no governo, defende que a castração é uma das medidas mais eficazes para que haja uma redução no número de bichinhos abandonados.

“Apesar do número cada vez maior de leis voltadas para a proteção e o bem estar animal, o abandono ainda ocorre com frequência. É importante destacar que abandono e maus tratos de animais é crime! Isso só reforça a necessidade da realização de políticas públicas que reduzam o número de animais nas ruas, especialmente castração. A castração é segura e muito eficaz no controle populacional de cães e gatos, além de prevenir e reduzir diversas doenças”.

Queiroz destaca os números do programa de castração realizado pelo governo estadual, que já realizou cirurgias em mais de 50 mil animais.

Advertisement

“Pela primeira vez na história, o Estado está atuando na causa. Tenho orgulho de ter criado junto com Governador Cláudio Castro, programa de castração que já castrou, em 5 meses, cerca de 57.000 animais”.

Abandono é considerado crime de maus-tratos no Brasil, com punição que vai de multa e perda da guarda do animal a prisão. A legislação também prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa para quem pratica violência contra animais.

Embora o resgate seja uma das opções do 1746, número de apoio da prefeitura, essa escolha não está disponível. Quem tenta é orientado a procurar uma ONG. Denúncias de maus-tratos não podem ser anônimas e levam até sete dias úteis para serem checadas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Número de animais abandonados no Rio cresceu 250% no último ano
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui