Número de médicos no RJ cresce mais de 20% entre 2011 e 2024

Em todo o estado, são quase 70 mil médicos atualmente; antes de 2011, eram cerca de 58 mil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do Hospital Municipal Souza Aguiar - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

Levantamento recente divulgado pelo Conselho Federal de Medicina aponta que a quantidade de médicos no estado do Rio de Janeiro aumentou cerca de 22% entre 2011 e o presente momento de 2024.

De acordo com o estudo, o território fluminense contava com quase 58 mil médicos antes de 2011 e, agora, tem mais de 69 mil. O número atual resulta em uma proporção de aproximadamente 4,34 profissionais de medicina por mil habitantes.

Ao todo, são 37.352 médicas e 32.393 médicos. Já a média de idade desses profissionais é de 50,28 anos, enquanto a média do tempo de formado chega a 25,01 anos. Na análise da distribuição pelos 92 municípios, verifica-se que 63% do total atua na capital, e 37% nas demais cidades.

Para o presidente do Cremerj, Walter Palis, o número de médicos atuantes no RJ é suficiente para atender à demanda estadual.

Advertisement

”A quantidade aumentou muito nos últimos anos. No entanto, são necessárias políticas públicas para melhorar tanto o acesso da população à saúde quanto as condições de trabalho para os profissionais. Hoje o que precisamos não é de mais médicos, mas sim de mais infraestrutura nas unidades de saúde e carreiras públicas capazes de atrair os profissionais para as localidades distantes dos grandes centros. No meio de todo esse crescimento em números, o Cremerj segue vigilante para impedir a abertura de novas escolas médicas sem critérios mínimos, a fim de manter a qualidade do ensino e garantir a segurança dos pacientes”, afirma Palis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Número de médicos no RJ cresce mais de 20% entre 2011 e 2024
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Não adianta melhorar o número de médicos se a qualidade dos que saem formados é baixa…
    Segundo notícia recente exame aplicado constatou que apenas 40% dos avaliados souberam diagnosticar doenças.
    Fora isso, também maior número de médicos servirá mais para estatísticas para inglês ver se formação-geral quando a demanda maior é por médicos de especialistas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui