Alessandro Valentim: O acolhimento da religiosidade afro-brasileira à população LGBTQIAP+

Terreiros abrem as portas para a diversidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Luiz Oliveira

Sim, o chão do terreiro é para todos. Num mundo onde boa parte dos líderes religiosos disseminam o preconceito e se recusam a celebrar a união entre pessoas do mesmo sexo, a população LGBTQIAP+ encontra na fé espiritualista uma família que abraça, respeita e acolhe as suas bandeiras.

A fé nos Orixás enfrentou o racismo e resistiu em meio à escravidão, fazendo das senzalas um lugar de fé em meio a tanta dor. Em razão disso, o preconceito não tem espaço nas casas de Umbanda e Candomblé. Nos centros, todos são irmãos, mas também são resistência.

Não é difícil encontrar Pais e Mães de Santo ou Babalorixás e Yalorixás homossexuais. Se fora dos terreiros são discriminados, na Terra dos Orixás são reis e rainhas, ocupando a patente mais alta para os representantes de Aruanda. Isso mostra que há voz na fé afro-brasileira para toda a pluralidade da sociedade.

“Eu sempre tive receios quando se trata sobre pertencer a uma religião, afinal a gente ouve e vivencia muita coisa como pessoa LGBTQIAP+. E, pra minha felicidade, a umbanda nunca me olhou diferente por isso e sempre foi acolhedora comigo.
Tive a sorte (e a orientação dos orixás) de encontrar uma sacerdotisa e uma casa que me receberam de braços abertos e que acolheu e me acolhe desde então. Nunca fui desrespeitado ou sofri homofobia, pelo contrário”, afirmou Thacio Lemos, umbandista e homossexual.

Advertisement

Na praia, no campo ou dentro do próprio terreiro, o casamento homoafetivo é realizado sem dor de cabeça pelos sacerdotes e guias espirituais da religiosidade de matriz africana. Baseados no fundamento do amor, os casais recebem as bênçãos do astral sem censura, repressão e negativa. A única regra é amar de verdade e honrar a fidelidade prometida na frente do gongá.

Mas e se o médium for preconceituoso? Bom, aí ele terá uma ótima oportunidade de aprender. Homens incorporam espíritos mulheres, assim como mulheres incorporam espíritos homens. Em muitos terreiros, as entidades vestem roupas que as representam de forma masculina ou feminina, se for o caso. Afinal, a espiritualidade está acima de qualquer limitação carnal, seja por vaidade ou preconceito.

Todos merecem exercer a sua fé, assim como receber as bênçãos de Deus, presente em todas as religiões. Enquanto o mundo lhe aponta o dedo, lhe damos um abraço. Sem dúvidas, a fé afro-brasileira é sinônimo de acolhimento em um cenário que afasta a população LGBTQIAP+.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alessandro Valentim: O acolhimento da religiosidade afro-brasileira à população LGBTQIAP+
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui