História e boa gastronomia: essas são palavras que podem definir O Árabe, um restaurante localizado na Rua do Rosário. Oferecendo pratos de origem árabe – como o próprio nome já diz – com qualidade, o estabelecimento tem muita história. Uma delas, inclusive, recente e curiosa: a casa fechou as portas na pandemia e foi reaberta, mas mantendo a mesma equipe original. Ou seja, quem frequentava o restaurante antes de 2020 e voltar lá agora, será atendido pelos mesmos garçons e poderá comer os mesmos pratos, com as mesmas receitas.
A iniciativa partiu do empresário Alvinho, que frequenta a região desde a adolescência, quando começou a ajudar na loja do pai. Desde essa época, ele almoçava no restaurante Damasco, um estabelecimento tradicional que servia pratos árabes.
Anos se passaram e, durante a pandemia de Covid-19, Alvinho encontrou Ivan pelas ruas do Centro do Rio. Ivan – que hoje totaliza 35 anos trabalhando na casa – contou que o restaurante não resistiu à crise e fechou. Ao saber da notícia, Alvinho perguntou se o garçom conseguiria reunir toda a equipe caso ele conseguisse reabrir a casa e Ivan afirmou que sim.
Com a resposta positiva, o empresário entrou em contato com as pessoas necessárias e conseguiu reabrir o estabelecimento. O antigo dono vendeu tudo para ele reabrir, só não permitiu que mantivesse o mesmo nome. Por esse motivo, o Damasco se tornou O Árabe.
“O grande segredo é que eu mantive o mesmo cardápio e a mesma equipe, sempre com a mesma qualidade. Além disso, eu fiz uma aposta porque eu sabia que uma hora as coisas iriam voltar“, afirmou Alvinho.
Serviço:
Rua do Rosário, 148
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, de 11h às 16h
Delivery: 11h às 22h