Em levantamento realizado em 2017, metade da população brasileira já acessava a web. Hoje esta porcentagem chega próxima dos 80%. O Brasil é também um dos países mais ativos nas mídias sociais e com o acesso à smartfones também exponencialmente crescente! Estes são alguns dos fatores que fazem do Brasil um território muito fértil para que startups prosperem.
Existem mais de 300.000 novas empresas criadas a cada ano. Sem dúvidas um mercado atrativo para os investidores estrangeiros, que contam até mesmo com a concessão de um visto de residência permanente por “apenas” USD 60.000 de investimento inicial por aqui. A América Latina registra sucessos passados no âmbito das startups que estão entre os mais atrativos, como é o caso da plataforma Buscapé, que vendeu 91% de sua participação por US$ 342 milhões em 2009.
Uma constante superação de obstáculos
Os obstáculos são inúmeros para uma empresa que se atreve a inovar no Brasil. Além disso, o país é conhecido por um sistema fortemente burocrático sendo comum que empreendedores se recusem a criar uma nova empresa ou até desistam ao longo do processo administrativo. Isto destaca a importância de empresas facilitadoras que oferecem suporte especializado para a criação de uma nova companhia.
Mesmo quando uma startup consegue ultrapassar a luta administrativa, ainda precisa encontrar um bom representante local e auxílio especializado. Algumas plataformas são fundamentais e auxiliam a superar potenciais concorrentes. Você pode conferir o Gerador de Nome Comercial se você precisar de um bom nome para o seu negócio e usufruir de profissionais qualificados, que são raridade, especialmente no competitivo mundo dos empreendedores no qual é substancial ser assertivo!
Aproveitar aoportunidades como esta, onde os recursos disponíveis farão a diferença no seu negócio, é fundamental. O Brasil é um dos mercados mais difíceis de entrar independentemente do tamanho do nicho almejado e reúne impostos numerosos, especialmente no caso do comércio internacional, e um direito tributário é bastante instável.
O Brasil é um paraíso tropical também para os investidores
Entre as principais características do cenário brasileiro está o conservadorismo. A cultura de negócios por aqui parece avessa às inovações e parece que apenas os imitadores se equilibram financeiramente. Projetos mais sustentáveis também são escassos, configurando um dos motivos que levou investidores americanos, como a Sequoia a deixar o Brasil.
Por outro lado, o país representa um mercado gigantesco. A 8ª maior economia do mundo e o 5º país mais populoso tem uma classe média recém-emergida de mais de 100 milhões de pessoas. Mesmo em tempos de crise econômica, estas pessoas tem um poder de compra e uma demanda por melhores serviços bastante atraente para os empreendedores. Estes fatores aliados à crescente democratização da internet e da utilização de dispositivos móveis, como celular e smartfones, mantém o Brasil no ranking dos territórios preferidos para novos investimentos. Um verdadeiro paraíso para o empreendedorismo!