O dia que nevou no Rio de Janeiro

Parece impossível acreditar, mas a verdade é que nevou no Estado do Rio de Janeiro em junho de 1985

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Esta imagem provém do Wikimedia Commons, um acervo de conteúdo livre da Wikimedia Foundation que pode ser utilizado por outros projetos.

Os moradores e turistas que estiveram na cidade de Itatiaia, localizada na região do Estado do Rio de Janeiro, em junho de 1985, tiveram uma grande surpresa. O feriado de Corpus Christi foi um pouco diferente para aqueles que optaram por passar no Abrigo Rebouças. Os planos eram aproveitar o clima de montanha, mas com o frio intenso que atingiu o Sudeste do Brasil, a temperatura chegou a 6 graus negativos.

Itatiaia, situada na Serra da Mantiqueira, é o lar do Parque Nacional de Itatiaia, na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais e próximo a São Paulo. A cidade, localizada a 178 km da capital carioca, ficou nove horas seguidas com neve caindo ao longo do dia, causando o fechamento das vias de acesso. Além disso, o frio provocado por aquela massa de ar polar era tão intenso que o combustível nos tanques dos carros chegou a congelar.

Os veículos acabaram cobertos por cristais de gelo. Sem terem como sair do Abrigo Rebouças, a 2.350 metros de altitude, os hóspedes aproveitam para fazer bolas e bonecos de neve, enquanto esperavam a neve derreter. No Pico das Agulhas Negras, 400 metros mais alto, o frio chegou aos 10 graus negativos.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

A capital fluminense, localizada a 178 km dali, também sentia a intensa frente fria, mas de forma mais leve. A temperatura mínima registrada na cidade foi de 10 graus, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. Em Ipanema, na Zona Sul, os termômetros marcavam 18 graus. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O dia que nevou no Rio de Janeiro

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui