O Largo de São Francisco da Prainha, popularmente chamado de Largo da Prainha, é conhecido por ser um ponto de encontro cultural e por abrigar diversos bares e restaurantes. O point carioca está localizado na Saúde, na Região Central do Rio de Janeiro. Com o objetivo de reconhecer e preservar a memória local, que se tornou ainda mais relevante no período pós-pandemia, o Bafo da Prainha foi incluído na lista dos melhores bares do mundo pela TimeOut Britânica.
“Ao longo destes anos, escolhemos entrelaçar literatura, música, arte, turismo, história, arquitetura, vizinhança e gastronomia popular em nossas biroscas. Entendemos que a preservação da memória local tem que ser prioridade. Um Largo da Prainha cheio de vida cultural traz segurança para frequentadores, moradores e pequenos negócios“, declara Raphael Vidal, proprietário da Casa Porto, Bafo da Prainha, Dois de Fevereiro e Diretor de Gastronomia do Polo Região Portuária.
E entre os estabelecimentos gastronômicos, destacam-se, o Angu do Gomes, fundado em 1955, considerado um Patrimônio Cultural Carioca desde 2017 por ser um referencial na gastronomia tradicional. A Casa Porto, que completa uma década, recebeu o Prêmio Porto Maravilha Cultural em 2015 e neste ano de 2023 foi agraciada com o Diploma Heloneida Studart de Cultura pela Comissão de Cultura da Alerj. Já o Bafo da Prainha, premiado em 2021 como Melhor Bar do Rio pela Veja Rio e Melhor Bar ao Ar Livre pelo Rio Gastronomia, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Cultural Carioca pela Secretaria Municipal de Cultura em 2022.
- Serviço: Estabelecimentos do Largo da Prainha
- Angu do Gomes – R. Sacadura Cabral, 75
- Casa Porto – Largo de São Francisco da Prainha, 4 – Sobrado
- Dois de Fevereiro – Largo da Prainha, 4.
- Bafo da Prainha – Largo de São Francisco da Prainha, 15
avelino.medina@gmail.com Em geral, o povo não quer apenas Caldo e Cultura, mas também precisa de orientação sobre o que fazer e aquilo que se passa sob nossos olhos.