O que é o Sandbox.Rio?

Sandbox.Rio visa empreendedores que tenham projetos inovadores que não se enquadram na atual legislação, como entregas por drone.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro - RJ | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Produtos, serviços ou processos inovadores que ainda não se enquadram nas regras vigentes na cidade vão poder ser testados no Rio, através de autorização temporária concedida pelo município e em um ambiente controlado. Durante o período de testes, a atividade será monitorada para a coleta de dados que terão utilidade numa possível regulamentação. Isso ocorrerá por meio do Sandbox.Rio, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação. O edital de chamada pública para as empresas interessadas está aberto pela Prefeitura.

Ou seja, se um empreendedor possui um produto inovador que não se enquadra na regulação existente – como entregas utilizando drone, por exemplo -, poderia, por meio dessa iniciativa, simular a atividade de forma legal e observar seus impactos. Após os testes, as informações geradas seriam usadas por gestores na concepção de políticas públicas de interesse do município, para formulação da melhor regulamentação, que seja receptiva e funcione na prática com as novas tecnologias.

O Sandbox.Rio pretende selecionar projetos que impulsionem o desenvolvimento econômico da cidade. Para isso, é necessário que estejam alinhados com as áreas de atuação do município. Um dos idealizadores do projeto, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e pré-candidato a deputado federal, Chicão Bulhões, falou em abril ao DIÁRIO DO RIO sobre o projeto.

Outra iniciativa é o Sandbox Regulatório, para que empresas e instituições que pretendem criar soluções inovadoras na cidade possam testar seus produtos e serviços na prática ainda durante a fase de desenvolvimento. Através do programa, os interessados poderão enviar propostas com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras que gerem benefícios para a cidade e sua população. Se aprovados, obterão uma autorização temporária da Prefeitura para testar e desenvolver a inovação com clientes reais, compartilhando sempre os dados com a secretaria. Ao fim do período de testes, o resultado será analisado pela SMDEIS, que poderá decidir por regular ou não a iniciativa. Além de aproveitar as informações coletadas para elaboração de políticas públicas. Estamos dando segurança jurídica para as empresas investirem e inovarem no Rio. Queremos trabalhar em conjunto para solucionar os principais problemas da cidade hoje, melhorando a vida de todos que moram aqui.

Advertisement

Qualquer pessoa jurídica com capacidade técnica e financeira para executar projetos, como empresas, institutos de pesquisa e outras entidades voltadas à promoção de inovações tecnológicas, podem participar do Sandbox.Rio. Os interessados poderão enviar suas inscrições até 10 de junho.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O que é o Sandbox.Rio?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui