Produtos, serviços ou processos inovadores que ainda não se enquadram nas regras vigentes na cidade vão poder ser testados no Rio, através de autorização temporária concedida pelo município e em um ambiente controlado. Durante o período de testes, a atividade será monitorada para a coleta de dados que terão utilidade numa possível regulamentação. Isso ocorrerá por meio do Sandbox.Rio, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação. O edital de chamada pública para as empresas interessadas está aberto pela Prefeitura.
Ou seja, se um empreendedor possui um produto inovador que não se enquadra na regulação existente – como entregas utilizando drone, por exemplo -, poderia, por meio dessa iniciativa, simular a atividade de forma legal e observar seus impactos. Após os testes, as informações geradas seriam usadas por gestores na concepção de políticas públicas de interesse do município, para formulação da melhor regulamentação, que seja receptiva e funcione na prática com as novas tecnologias.
O Sandbox.Rio pretende selecionar projetos que impulsionem o desenvolvimento econômico da cidade. Para isso, é necessário que estejam alinhados com as áreas de atuação do município. Um dos idealizadores do projeto, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e pré-candidato a deputado federal, Chicão Bulhões, falou em abril ao DIÁRIO DO RIO sobre o projeto.
“Outra iniciativa é o Sandbox Regulatório, para que empresas e instituições que pretendem criar soluções inovadoras na cidade possam testar seus produtos e serviços na prática ainda durante a fase de desenvolvimento. Através do programa, os interessados poderão enviar propostas com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras que gerem benefícios para a cidade e sua população. Se aprovados, obterão uma autorização temporária da Prefeitura para testar e desenvolver a inovação com clientes reais, compartilhando sempre os dados com a secretaria. Ao fim do período de testes, o resultado será analisado pela SMDEIS, que poderá decidir por regular ou não a iniciativa. Além de aproveitar as informações coletadas para elaboração de políticas públicas. Estamos dando segurança jurídica para as empresas investirem e inovarem no Rio. Queremos trabalhar em conjunto para solucionar os principais problemas da cidade hoje, melhorando a vida de todos que moram aqui.“
Qualquer pessoa jurídica com capacidade técnica e financeira para executar projetos, como empresas, institutos de pesquisa e outras entidades voltadas à promoção de inovações tecnológicas, podem participar do Sandbox.Rio. Os interessados poderão enviar suas inscrições até 10 de junho.