O que esperar da nova onda de calor que atinge o Rio de Janeiro?

Apesar do Rio estar incluído no alerta do Inmet, o fenômeno vai ser menos intenso na capital fluminense

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de pessoas se protegendo do sol utilizando um guarda-chuva - Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

A cidade do Rio de Janeiro foi incluído pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em um novo alerta de onda de calor por causa das temperaturas acima da média em boa parte do país. Mesmo que em menor intensidade, o aviso inclui mais áreas do estado do Rio de Janeiro, inclusive a capital fluminense e é válido até as 19h do próximo domingo (17/12).

O termo “onda de calor” é usado quando há um aumento de temperatura de 5ºC com relação à média mensal. Quando há a persistência desse padrão de 2 a 3 dias consecutivos, o instituto emite um alerta de “perigo potencial”, o chamado aviso amarelo, como o que está válido para a cidade do Rio de Janeiro.

Quando esse padrão persiste de 3 a 5 dias consecutivos, o instituto emite um alerta de “perigo”, o chamado aviso laranja, como o que atinge grande parte do país ao longo desta semana. E quando há a persistência desse padrão por mais de 5 dias consecutivos, o Inmet emite um alerta de “grande perigo”, o chamado aviso vermelho, como ocorreu em novembro

Segundo uma informação do Inmet, divulgada pelo portal de notícias “g1”, no Rio de Janeiro o fenômeno vai ser menos intenso dessa vez. A previsão é que a temperatura fique em torno dos 36ºC.

Advertisement

Alerta Rio

O Alerta Rio, no entanto, tem previsões menos amenas para a onda de calor. Segundo a plataforma disponibilizada pela prefeitura do Rio, a temperatura deve alcançar 40ºC nesta sexta-feira (15/12) e 39ºC neste sábado (16/12).

A plataforma mantém a previsão de temperaturas altas nos dias seguintes, com 38ºC no domingo e na segunda-feira (17 e 18/12). Apenas na terça-feira, o Alerta Rio registra a previsão de 35ºC.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O que esperar da nova onda de calor que atinge o Rio de Janeiro?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui