A Federação Internacional de Futebol (Fifa) sorteou, nesta quinta-feira (05/12), em Miami, nos Estados Unidos, os grupos da primeira edição do Super Mundial de Clubes, torneio que será realizado entre junho e julho de 2025 no próprio país norte-americano.
Ao todo, 32 equipes disputarão a competição, sendo três do Rio de Janeiro: Botafogo, Fluminense e Flamengo. Elas conquistaram vaga no campeonato por terem vencido a Conmebol Libertadores em 2024, 2023 e 2022, respectivamente. Vale ressaltar que, paralelamente, o futebol brasileiro será representado também pelo Palmeiras, campeão da Libertadores em 2021.
Abaixo, o DIÁRIO DO RIO detalha os grupos dos times cariocas e as chances que cada um deles tem na competição. Confira:
Botafogo
O Botafogo caiu no Grupo B, juntamente com PSG (França), Atlético de Madrid (Espanha) e Seattle Sounders (Estados Unidos). Campeão da Libertadores no último sábado (30/11), diante do Atlético-MG, com um jogador a menos desde os 40 segundos de partida; com grandes possibilidades de conquistar também o Campeonato Brasileiro (precisa apenas empatar com o São Paulo); e com a Copa Intercontinental a disputar a partir da próxima semana, tendo pela frente o Real Madrid-ESP em uma eventual final, é inegável que o Glorioso chegará ao Super Mundial não apenas para ”passear”, mas pensando em, no mínimo, classificação às oitavas.
Os jogos contra PSG e Atlético de Madrid, sem dúvidas, serão muito difíceis, mas há possibilidade de vitória botafoguense nas duas partidas. A tendência, inclusive, é que o elenco alvinegro esteja ainda mais qualificado no próximo ano, considerando a lógica de investimento de John Textor, comandante do futebol do clube. Entretanto, é necessário tomar cuidado com o provável assédio do mercado estrangeiro com atletas como John, Thiago Almada, Luiz Henrique e Igor Jesus, além do técnico português Artur Jorge.
Considerando prós e contras, e sabendo que na maioria dos torneios de futebol há surpresas, pode-se dizer que o Botafogo tem grandes chances de ser uma.
Flamengo
No Grupo D, com Espérance (Tunísia), Chelsea (Inglaterra) e León (México), o Flamengo desponta como o segundo favorito, atrás apenas do time londrino. Vale ressaltar que, em 2014, o Rubro-Negro enfrentou o León na fase de grupos da Libertadores e foi eliminado. No entanto, de lá para cá, muita coisa mudou, e a equipe da Gávea se consolidou como uma das principais do continente.
Para a próxima temporada, o Fla, campeão da Copa do Brasil 2024 com o novato mas promissor técnico Filipe Luís, deve ser forte candidato a outras taças, uma vez que a situação financeira do clube é bastante confortável. A tendência é que o elenco seja reforçado e as principais peças mantidas, apesar de, em contrapartida, haver a saída de Gabigol, já confirmada. Resumidamente, o Rubro-Negro deve conseguir se classificar às oitavas do Super Mundial sem grandes problemas.
Fluminense
No Grupo F, o Fluminense terá pela frente Borussia Dortmund (Alemanha), Ulsan Hyundai (Coreia do Sul) e Mamelodi Sundowns (África do Sul). Certamente, ao menos na teoria, entre os três times do RJ, é a chave mais fraca. Porém, pesa contra o Flu, hoje, o momento do time, que luta contra o rebaixamento no Brasileirão. Uma queda à Série B atrapalharia bastante os planos tricolores para 2025, em relação a orçamento.
Sobre o elenco atual, a provável perda de Jhon Arias para a próxima temporada deve ser bastante sentida. Principal jogador do time, não será fácil encontrar um substituto à altura para o colombiano. Além disso, o assunto treinador está indefinido, uma vez que não há nenhuma garantia de que Mano Menezes continuará no clube.
Em meio às incertezas, sabe-se que, se o Fluminense montar um time competitivo, deve conseguir se classificar sem muitos problemas e, inclusive, disputando o primeiro lugar no grupo com o Borussia.
Confira os grupos do Super Mundial de Clubes 2025
Grupo A
- Palmeiras
- Porto-POR
- Al Ahly-EGI
- Inter Miami-EUA
Grupo B
- Paris Saint-Germain-FRA
- Atlético de Madrid-ESP
- Botafogo
- Seattle Sounders-EUA
Grupo C
- Bayern de Munique-ALE
- Auckland City-NOV
- Boca Juniors-ARG
- Benfica-POR
Grupo D
- Flamengo
- Espérance-TUN
- Chelsea-ING
- León-MEX
Grupo E
- River Plate-ARG
- Urawa Reds-JAP
- Monterrey-MEX
- Inter de Milão-ITA
Grupo F
- Fluminense
- Borussia Dortmund-ALE
- Ulsan Hyundai-COR
- Mamelodi Sundowns-AFR
Grupo G
- Manchester City-ING
- Wydad Casablanca-MAR
- Al-Ain-EAU
- Juventus-ITA
Grupo H
- Real Madrid-ESP
- Al-Hilal-ARA
- Pachuca-MEX
- Salzburg-AUS