Alvaro Tallarico: Confira as opções gratuitas culturais do RJ, além da Madonna, como feira vegana, teatro, exposição, e mais

Fim de semana na Cidade Maravilhosa está cheio de ótimas possibilidades de graça

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O que fazer no Rio de graça
(Carioquíssima na Urca. Foto: Vinícius Dias)

Madonna de graça em Copacabana. Realmente fica difícil competir com a Diva Pop, porém, a cidade está cheia de turistas do mundo inteiro e cariocas buscando também outras opções. Há várias possibilidades de atividades gratuitas na cidade. Entre elas, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, tem a excelente exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”. A exposição, produzida pelo Instituto Tomie Ohtake (SP), proporciona aos visitantes um olhar sobre as culturas indígenas amazônicas por meio das fotografias do renomado fotógrafo japonês Hiromi Nagakura. Capturadas durante cinco viagens realizadas à Amazônia na década de 1990, as imagens retratam comunidades Yanomami, Xavante, Krikati, Gavião, Yawanawá, Huni Kuin e Ashaninka. A jornada foi guiada pelo líder Ailton Krenak, curador da exposição. Fui ver duas vezes de tão boa que é. As fotos são incríveis e ainda é possível ver uma conversa de Aílton com Hiromi, que oferece muita sabedoria e gentileza. Ainda por cima, a exposição interativa “Mundo Zira – Ziraldo interativo”, que homenageia Ziraldo, ganhou uma prorrogação. Os visitantes também podem aproveitar a exposição “BienalSur – Signos na Paisagem”, com obras de arte contemporânea de diversos países.

No próximo domingo, dia 05 de maio, das 12h às 18h, acontece a divertida Veg Borá, uma feira de produtos veganos com entrada gratuita. Será no Solar das Palmeiras (Rua das Palmeiras, 35, Botafogo), com entrada gratuita e, ainda por cima, pet-friendly. A feira disponibiliza uma ampla variedade de produtos, incluindo cosméticos, vestuário, joias, velas, livros infantis com enfoque vegano, doces, cervejas artesanais, temperos, pães, itens congelados, sucos, refeições, salgadinhos, hambúrgueres, petiscos e lanches, todos produzidos sem causar sofrimento aos animais.

Rock 80 Festival

Ah, mas você quer mais música? Pode ser rock? Então a boa é o Rock 80 Festival, de graça, na Quinta da Boa Vista, em São Crsitóvão. A programação musical dos dias 04 e 05 de maio contará com os DJs João Cobra e Anderson Rock, além de apresentações das bandas SilverGun, Banda Expressando a Ideia – Exaid, Banda Lavender, Rockt Eve, TRemotto Oficial, Netos de Dona Neves, Banda Raivosos, Zimbermans Official e Toc 80.

Porém, caso prefira um espetáculo teatral de dança, a Cia Líquida retorna à cena com seu terceiro espetáculo, “Cio da Terra”, apresentando o primeiro solo da companhia protagonizado pela multiartista Mery Horta. A performance será realizada gratuitamente no domingo (5), às 18h, no Teatro Angel Vianna, localizado no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (Rua José Higino, 115), na Tijuca. Após explorar o fogo e a água em produções anteriores, o novo espetáculo mergulha no elemento terra, trazendo à cena um panteão de deusas como Nanã, Balbo e Hécate.

Advertisement

Além disso, em Petrópolis, a boa é a mostra “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, no Centro Cultural Sesc Quitandinha. 40 artistas cariocas participam desta exposição, que é considerada a mais abrangente dedicada à produção de artistas negros no Brasil. Com curadoria de Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, a mostra apresenta obras de aproximadamente 240 artistas de todos os estados do país, em diversas linguagens, abrangendo desde o século XVIII até o século XXI. A iniciativa, concebida em 2018, visa dar visibilidade e promover a produção afro-brasileira na arte, oferecendo ao público a oportunidade de refletir sobre a participação dos artistas negros nos contextos sociais e culturais do país. A exposição ficará em cartaz de 4 de maio a 27 de outubro de 2024, com horário de funcionamento de terça a domingo e feriados, das 10h às 17h.

Carioquíssima na Urca

A Carioquíssima retorna à Urca neste final de semana, prometendo trazer toda a essência carioca para a Praia Vermelha, na Praça General Tibúrcio. Com cerca de 80 marcas participantes, abrangendo diversos segmentos como decoração, arte, gastronomia, moda e tatuagem, a feira oferece entretenimento com shows e DJs. Destaque para apresentações musicais como o “Bossa Pop” de Jessica Ayo e Ronaldo Malta no sábado (4) às 16h, seguido pela Roda de Santa Rita interpretando clássicos de Rita Lee, enquanto no domingo (5) a banda Notturnia traz um repertório animado de flashbacks às 19h. O evento, que conta com entrada gratuita, inicia às 14h e se estende até às 22h nos dois dias.

Curso gratuito de fotografia

A Escola de Fotografia Popular 2024, parte do programa Imagens do Povo do Observatório de Favelas, no Rio de Janeiro, está com inscrições abertas até 14/05. A formação gratuita, com duração de 6 meses, homenageia Valda Nogueira, oferecendo 40 vagas e uma bolsa-auxílio de R$500. As aulas serão na sede do Observatório, na Maré, com horários especificados no edital. O projeto é apoiado pelo Ministério da Cultura e tem parceria da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, com início previsto para 11/06.

Serviço

Edital de seleção da Escola de Fotografia Popular 2024 – Turma Valda Nogueira

Inscrições até 14/05 no link 

Resultado da convocatória para entrevistas: 28/05

Entrevistas: de 03/06 a 05/06

Resultado das entrevistas: 07/06

Início das aulas: 11/06

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alvaro Tallarico: Confira as opções gratuitas culturais do RJ, além da Madonna, como feira vegana, teatro, exposição, e mais
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Alvaro Tallarico: Confira as opções gratuitas culturais do RJ, além da Madonna, como feira vegana, teatro, exposição, e mais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui