O governador Sérgio Cabral (PMDB) culpa “forças internacionais” pelas manifestações contra ele. Deve estar acreditando em assessores próximos ou comandante da PM, Erir Ribeiro da Costa Filho, que vive jogando culpa nos outros (excelente este texto do Merval Pereira sobre a PM e a OAB).
Pois um amigo no Facebook, Luiz Octávio Gonçalves, resolveu responder a outro, paulista, porque de tantas manifestações contra Cabral. E olha que o Luiz está longe de ser um típico manifestante, ele não é de esquerda, é conservador e tradicional.
Para Luiz o Cabral não precisa ceder. Só tem que parar de agir como vítima quando ele é, na realidade, o maior vândalo desse estado. Aqui vai uma lista, um to do list, pra ele e para vocês entenderem o(s) problema(s):
-
Parar de usar helicóptero com dinheiro público para transportar o cabelereiro da esposa para sua casa em Angra dos Reis, para levar seus cachorros e as babás dos seus filhos.
-
Explicar porque o Governador e Vice-Governador tem 7 helicópteros à disposição quando a Defesa Civil e os bombeiros tem apenas 2.
-
Parar de usar jatinhos de empresários com contratos com o governo para viajar pelo Brasil e pelo mundo.
-
Parar de manter relacionamentos obscuros com empreiteiras e milicianos.
-
Explicar como conseguiu dinheiro para comprar uma casa cinematográfica em Angra dos Reis sendo que sempre foi político.
-
Explicar porque a sua esposa mantem contrato de prestação de serviços com uma dezena de concessionários de serviços públicos no Rio de Janeiro – todos firmados depois que ele chegou ao governo do Estado.
-
Explicar como ele consegue gastar no Estado do Rio de Janeiro praticamente a mesma verba que o governo federal gasta com publicidade no Brasil inteiro.
-
Explicar porque ele concedeu renúncia fiscal para o restaurante Fasano e até mesmo termas no Rio de Janeiro usando a lei que isenta produtos da cesta básica (!?) de impostos.
-
Explicar como ele entende ético que o governo do Estado doe toneladas de sucata para uma ONG Presidida pela esposa dele que depois revendeu tudo e até hoje essa ONG não ter um único projeto social.
-
Explicar porque motivo um famoso empresário do meio de transporte é Secretário de Transportes do Rio de Janeiro.
-
Explicar como ele acha lógico e ético que o governo do estado gaste com o aluguel da frota da PM em um ano (sim, os carros da PM no Rio são todos alugados) dinheiro equivalente para triplicar a frota dessa mesma PM.
-
Explicar como ele consegue gastar mais construindo UPAs de container do que construindo UPAs de alvenaria.
-
Explicar melhor como ele chama bombeiros de vândalos e depois usa o mesmo adjetivo para classificar pessoas que quebram lojas, bancos e mobiliário urbano.
-
Explicar como mais de 100 manifestantes e/ou vândalos já foram presos desde o início da onda de protestos e nem um único policial foi se quer punido disciplinarmente por diversos e gritantes abusos de autoridades.
-
Nesse mesmo sentido, explicar porque ele cria comissão para investigar “vândalos” mas não cria comissão para investigar chacinas cometidas por milicianos ligados à Polícia Militar.
-
Explicar como ele acha normal que o Secretário de Saúde, de Transporte e de Obras viajem pra Paris com um empreiteiro e este empreiteiro pague todas as despesas, inclusive um jantar bastante animado no George V em Paris (episódio do guardanapo na cabeça).
-
Explicar como o Maracanã, que foi reformado em 2007 e depois passou por nova reforma para a Copa ao custo de mais de 1 bilhão de Reais.