O Túnel Velho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda.

Tunel Velho por Phelipe Relembrar é viver. E uma das coisas que mais me chamam atenção aqui no Rio, são os túneis.

O que seria da nossa cidade sem estas importantes ligações cravadas na pedra. Obras de engenharia espetaculares. Que fazem a ponte entre bairros, sendo a passagem para milhares de carros e pessoas diariamente.

Eles estão espalhados pela cidade. São de médio e grande porte. Os que mais chamam atenção pelo seu tamanho são o Rebouças, o da Rocinha e o da Linha Amarela. Eu considero os três de maior magnitude. Os mais bonitos talvez sejam os próximos ao Shopping Rio Sul.

Advertisement

Porém hoje quero recordar com você um desses túneis, ele é bem antigo já tem mais de 100 anos e construído.

O Túnel Prefeito Alaor Prata, antes chamado de Túnel Real Grandeza, e mais conhecido como Túnel Velho, faz a ligação dos bairros de Botafogo a Copacabana. Rasgando a rocha e atravessando os morros da Saudade e São João.

O Túnel Velho foi concebido para facilitar a expansão imobiliária no bairro de Copacabana, que tinha grande dificuldade de acessos, devido aos inúmeros morros. Este conceito de povoar esta nova zona litorânea da cidade, se deve a idéia que a cidade deveria se modernizar, então ocupar aquele pedaço do litoral seria importante.

O empreendimento do túnel foi feito pela Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico, e levou 8 meses para ser feito.

A obra ficou a cargo do engenheiro Coelho Cintra. Que rasgou a rochas com sua equipe, abrindo acesso para esta importante via que até os dias de hoje serve a querida cidade e em especial a Copacabana.

O Túnel Real Grandeza tem 82 metros de comprimentos e 5 de largura e foi a primeira grande obra desta zona litorânea da cidade.

O túnel foi inaugurado no ano de 1892, com a presença do Marechal Floriano Peixoto.

Uma coisa interessante é que sendo está obra empreendida por uma empresa privada, mostra que já naquela época já se tinha uma modalidade de investimento “público-privado” interessante, e que inclusive é feito em muitos casos nos dias atuais.

Naquela época, a Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico, ao construir o túnel queria na verdade expandir suas linhas de bonde. O que foi feito. A primeira linha de bonde do bairro de Copacabana cruzava o Túnel Velho.

Este túnel é um marco para a fundação do bairro carioca – Copacabana -, mais conhecido internacionalmente.

Foto: Túnel Velho por Phelipe

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O Túnel Velho
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui