Por André Delacerda.

Tunel Velho por Phelipe Relembrar é viver. E uma das coisas que mais me chamam atenção aqui no Rio, são os túneis.

O que seria da nossa cidade sem estas importantes ligações cravadas na pedra. Obras de engenharia espetaculares. Que fazem a ponte entre bairros, sendo a passagem para milhares de carros e pessoas diariamente.

Eles estão espalhados pela cidade. São de médio e grande porte. Os que mais chamam atenção pelo seu tamanho são o Rebouças, o da Rocinha e o da Linha Amarela. Eu considero os três de maior magnitude. Os mais bonitos talvez sejam os próximos ao Shopping Rio Sul.

Porém hoje quero recordar com você um desses túneis, ele é bem antigo já tem mais de 100 anos e construído.

O Túnel Prefeito Alaor Prata, antes chamado de Túnel Real Grandeza, e mais conhecido como Túnel Velho, faz a ligação dos bairros de Botafogo a Copacabana. Rasgando a rocha e atravessando os morros da Saudade e São João.

O Túnel Velho foi concebido para facilitar a expansão imobiliária no bairro de Copacabana, que tinha grande dificuldade de acessos, devido aos inúmeros morros. Este conceito de povoar esta nova zona litorânea da cidade, se deve a idéia que a cidade deveria se modernizar, então ocupar aquele pedaço do litoral seria importante.

O empreendimento do túnel foi feito pela Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico, e levou 8 meses para ser feito.

A obra ficou a cargo do engenheiro Coelho Cintra. Que rasgou a rochas com sua equipe, abrindo acesso para esta importante via que até os dias de hoje serve a querida cidade e em especial a Copacabana.

O Túnel Real Grandeza tem 82 metros de comprimentos e 5 de largura e foi a primeira grande obra desta zona litorânea da cidade.

O túnel foi inaugurado no ano de 1892, com a presença do Marechal Floriano Peixoto.

Uma coisa interessante é que sendo está obra empreendida por uma empresa privada, mostra que já naquela época já se tinha uma modalidade de investimento “público-privado” interessante, e que inclusive é feito em muitos casos nos dias atuais.

Naquela época, a Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico, ao construir o túnel queria na verdade expandir suas linhas de bonde. O que foi feito. A primeira linha de bonde do bairro de Copacabana cruzava o Túnel Velho.

Este túnel é um marco para a fundação do bairro carioca – Copacabana -, mais conhecido internacionalmente.

Foto: Túnel Velho por Phelipe

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui