Obras de recuperação da orla da Barra atingem nova etapa

O trabalho de revitalização conta com a instalação de colchões de concreto e abertura e preenchimento das mantas geotêxteis, que irão trazer estabilização ao local, também serão feitas a implantação de biomanta com vegetação de restinga e a reestruturação de passeios e pavimentos danificados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

As obras de revitalização da Orla da Praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, atingiram uma nova etapa, após a reconstrução de parte do calçadão que havia cedido próximo ao posto 8. A reforma realizada pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, e apoio da Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens, no momento, transcorre com a recomposição das pedras portuguesas no local.

“Seguimos recuperando nossa região através de obras, serviços de conservação e zeladoria. Essa obra foi uma das prioridades de recuperação que definimos com o prefeito para Barra da Tijuca. Vamos acabar com a situação de destruição que tinham trechos do calçadão da orla e vamos entregar tudo recuperado”, afirmou o subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima.

O trabalho de revitalização ainda segue em várias frentes. Máquinas de escavação operam na faixa de areia para a instalação dos colchões de concreto e abertura e preenchimento das mantas geotêxteis, que irão trazer estabilização ao local. Também serão feitas a implantação de biomanta com vegetação de restinga e a reestruturação de passeios e pavimentos danificados.

A revitalização vai se estender por trechos, ao longo de cinco quilômetros, entre os postos 3 e 8. Os investimentos da Prefeitura para promover melhorias na urbanização são de R$ 10,6 milhões.

Advertisement

“Conseguimos tirar do papel essa obra tão esperada pela população, principalmente para quem costuma frequentar a praia da Barra da Tijuca. É um projeto que, além de proporcionar melhorias na urbanização, vai trazer mais segurança para todos“, contou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Um dos pontos de maior atração de cariocas e turistas, a Praia da Barra da Tijuca é uma das regiões que mais sofreram com o fenômeno das fortes ressacas no litoral do Rio nos últimos anos. Com o aumento da maré, a faixa de areia da praia — principal proteção do calçadão contra o avanço do mar — diminuiu, causando danos à urbanização e ao paisagismo da orla. Para garantir a segurança dos banhistas e promover a estabilização do local, a Secretaria de Infraestrutura desenvolveu o projeto de restauração e reforço da área danificada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Obras de recuperação da orla da Barra atingem nova etapa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui