O Trem Turístico Rio-Minas é um dos maiores projetos do setor ferroviário do Estado do Rio de Janeiro e está em fase final de recuperação. A linha férrea entre Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ) passará por testes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Quando o trecho estiver pronto, será liberado para o início do projeto, mas ainda não há uma data estabelecida para a inauguração. A informação é do SF Notícias.
Á medida que a linha férrea for sendo reformada, o projeto se expandirá para outras localidades do Estado de Minas Gerais. Dentre elas, as cidades de Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases.
A ONG Amigos do Trem é a responsável pelo projeto e está realizando os ajustes necessários para iniciar a operação. A organização possui seis locomotivas e quinze carros de passageiros, incluindo um carro cozinha, com capacidade para transportar 873 turistas por viagem.
Um projeto interessante de trem turístico que deveria sair do papel é a volta da ligação Rio x Petrópolis através da Serra da Estrela.
Quando chegará pro RJ gostaria de fazer uma viagem.
Trem é transporte. Essa visão míope de “trem turístico” é pouco inteligente e sempre será fadada ao insucesso. Faça uma linha de transporte de média velocidade e vc terá, além dos passageiros, o efeito colateral benéfico do turismo na linha.
É da para tirar uma base pelo de Curitiba Paranagua que esta funcionando a anos como Trem turisticu, que mentalidadezinha essa tua kkkkkkk Sabe de nada
Quero parabenizar os organizadores também
desse maravilhoso projeto ferroviário.
Precisamos de um passeio turístico assim mesmo
para o nosso povo do Rio e Minas.
Quero dizer também que
Não vejo a hora de embarcar nessa
Trans RIO MINAS.
Um trem turístico fadado ao fracasso, um passeio extremamente longo de ida e volta requer muito dos passageiros.
Faz lembrar o Projeto Trem turístico do Pantanal que após investir milhões pela Empressa Serra Verde Express não resultou em nada.
Era um passeio cansativo e não houve a procura necessária ao sustento do sistema.
Apesar da Empresa ter experiência no trajeto de Curitiba a Morretes
Desejo saber quando começará a operação da linha, de onde partirá daqui do Rio de Janeiro , e quanto custará a passagem. Gostaria de embarcar nesta aventura ferroviária, tipicamente mineira. Eita trem bão !
Parabéns aos bravos realizadores desse projeto e que esses governantes se desagarrem dos transportes rodoviários e passem a enxergar que a ferrovia é e será o melhor transporte de passageiros e cargas de um governo sério e que vê na mobilidade urbana a necessidade primária de transportes.
Desde 2019 que essa linha vai sair no próximo semestre, tipo “fiado só amanhã “