Obras de revitalização da Lagoa começam esta semana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Obras incluem reforma de sete decks do entorno do espelho d’água e projeto de despoluição. Foto: Marco Antônio Rezende/ Prefeitura do Rio

As obras de revitalização da Lagoa Rodrigo de Freitas terão início esta semana. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Bernardo Egas, na sexta-feira, 10/01. Inicialmente, haverá a reforma de sete decks do entorno do espelho d’água, com a substituição da madeira apodrecida e a reconstrução de guarda-corpo para proteção dos usuários.

Fizemos uma vistoria no entorno da Lagoa e nos rios Rainha e Dos Macacos, que desaguam nela, e ouvimos denúncias de moradores sobre vazamentos irregulares na calha desses rios – informou Bernardo Egas.

A revitalização ocorrerá em quatro etapas. Na primeira, será feita a consolidação de áreas de conservação no entorno, num Mosaico da Lagoa, cujo conselho gestor terá a participação dos moradores. Depois, haverá a reforma dos decks. Na terceira, uma força-tarefa integrada pela secretaria e pela Rio-Águas usará robôs para inspecionar a rede de drenagem no entorno. O objetivo é flagrar despejos irregulares de esgoto.

Na última etapa, o programa Lagoa.RIO começará as obras de despoluição das águas com a implantação do projeto concebido pelo engenheiro Paulo Cesar Rosman, professor da Coppe/UFRJ. O plano ampliará a ligação do mar com a Lagoa, por meio de dutos, aproveitando o movimento das marés.

Advertisement

Para garantir o financiamento da quarta fase, Egas participou, em dezembro, da COP 25, conferência das Nações Unidas em Madri. Na ocasião, firmou convênio com o R-20 (Regions of Climate Action), ONG fundada em 2011 por Arnold Schwarzenegger, em parceria com outras instituições, como ONU, empresas de tecnologias limpas e centros acadêmicos. O objetivo é auxiliar projetos voltados para o meio ambiente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Obras de revitalização da Lagoa começam esta semana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui