Quem passa pela rua das Laranjeiras, na altura do Parque Guinle, viu uma movimentação atípica no Mercadinho São José. As obras de revitalização do prédio centenário começaram. O espaço, que tem uma história rica que remonta ao Império, está prestes a receber um investimento de R$ 8,5 milhões para sua readequação e requalificação, anunciados pela Prefeitura em setembro do ano passado. A previsão é que as obras estejam concluídas no segundo semestre deste ano, coincidindo com os 80 anos do mercado.
O projeto, liderado pelo consórcio das empresas Junta Local e Engeprat, estruturado pela Konek Transformação Imobiliária, prevê uma gestão do espaço pelos próximos 25 anos. A Prefeitura adquiriu o prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por R$ 3 milhões, dando início a uma nova fase na história do mercado.
O Mercado São José já teve diversos propósitos ao longo dos anos, desde ser uma senzala e celeiro até se tornar um mercado de hortifrutigranjeiros durante a guerra, por iniciativa de Getúlio Vargas. Após décadas de abandono, foi revitalizado e transformado em centro cultural em 1988, sendo oficialmente tombado em 1994 após uma batalha judicial.
Além de ser uma atração turística e histórica do bairro, o Mercado São José é conhecido por ter recebido personalidades ilustres, como Tom Jobim, e por sediar eventos marcantes, como a fundação do bloco carnavalesco “Imprensa Que Eu Gamo” em 1995.
Após anos de degradação, o Mercadinho São José das Artes foi fechado em 2018 pelo INSS.