Obras de revitalização do Mercado São José, em Laranjeiras, são iniciadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Quem passa pela rua das Laranjeiras, na altura do Parque Guinle, viu uma movimentação atípica no Mercadinho São José. As obras de revitalização do prédio centenário começaram. O espaço, que tem uma história rica que remonta ao Império, está prestes a receber um investimento de R$ 8,5 milhões para sua readequação e requalificação, anunciados pela Prefeitura em setembro do ano passado. A previsão é que as obras estejam concluídas no segundo semestre deste ano, coincidindo com os 80 anos do mercado.

O projeto, liderado pelo consórcio das empresas Junta Local e Engeprat, estruturado pela Konek Transformação Imobiliária, prevê uma gestão do espaço pelos próximos 25 anos. A Prefeitura adquiriu o prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por R$ 3 milhões, dando início a uma nova fase na história do mercado.

img 5244 1 Obras de revitalização do Mercado São José, em Laranjeiras, são iniciadas
Projeto do espaço – Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

O Mercado São José já teve diversos propósitos ao longo dos anos, desde ser uma senzala e celeiro até se tornar um mercado de hortifrutigranjeiros durante a guerra, por iniciativa de Getúlio Vargas. Após décadas de abandono, foi revitalizado e transformado em centro cultural em 1988, sendo oficialmente tombado em 1994 após uma batalha judicial.

Além de ser uma atração turística e histórica do bairro, o Mercado São José é conhecido por ter recebido personalidades ilustres, como Tom Jobim, e por sediar eventos marcantes, como a fundação do bloco carnavalesco “Imprensa Que Eu Gamo” em 1995.

Advertisement

Após anos de degradação, o Mercadinho São José das Artes foi fechado em 2018 pelo INSS.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Obras de revitalização do Mercado São José, em Laranjeiras, são iniciadas
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Obras de revitalização do Mercado São José, em Laranjeiras, são iniciadas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui