A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, entregou, na última terça-feira (11/07), as obras de revitalização dos conjuntos habitacionais da Rua Juriti e do Condomínio Juriti, na Rua Fernandes Gusmão, em Irajá, Zona Norte da capital fluminense.
Os serviços foram realizados pelo programa Conjunto Maravilha, da Rio-Urbe. Os investimentos giraram em torno de R$ 1,1 milhão.
”É uma alegria estar aqui com vocês. Estamos trabalhando muito, buscando melhorar a cidade. Que bom poder entregar o condomínio revitalizado para vocês morarem com dignidade”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Os quatro prédios do conjunto habitacional da Rua Juriti receberam pintura e reparos no emboço e nos muros. O telhado foi revisado e a área comum coberta da unidade ganhou revitalização, com recuperação do pavimento. Por fim, as caixas d’água que atendem os moradores receberam limpeza e foram impermeabilizadas.
Os oito blocos de apartamentos do condomínio Juriti, localizado na rua Fernandes Gusmão, receberam os mesmos serviços da unidade da Rua Juriti. A novidade fica por conta da implantação de um parquinho infantil para as crianças que vivem no local. Composta por quatro prédios, a unidade também ganhou uma área de convívio com mesas e bancos e a antiga quadra poliesportiva do conjunto foi revitalizada.
”Essas obras vieram para transformar a vida dos moradores do condomínio. Eram muitos problemas estruturais, e a Prefeitura chegou para resolver. A obra trouxe mais dignidade para as pessoas, reformando a quadra, colocando parquinho. Ficou muito bom”, disse Diego Sousa, de 42 anos, morador do condomínio Juriti.
Com as inaugurações, são 13 conjuntos habitacionais reformados pelo programa Conjunto Maravilha desde o início da atual gestão da Prefeitura. Os trabalhos ocorreram nas zonas Norte e Oeste, em unidades como a Colina dos Coqueiros, em Cosmos; Santos Dumont, em Rocha Miranda; e Picuí, em Bento Ribeiro.
”O Conjunto Maravilha é um programa muito importante. Ele requalifica a casa dos moradores. São ambientes em que as pessoas não têm condições de pagar uma reforma. Então, nós requalificamos as moradias, o que gera uma valorização do imóvel”, destacou o presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga.
Para solucionar os problemas de conservação dos conjuntos habitacionais do município, a Rio-Urbe faz a recuperação estrutural dos edifícios, com direito a revitalização de emboço, pintura e revisão dos telhados das unidades, além de cuidar dos portões, gradis e da área do passeio.