As obras de saneamento do governo estadual avançam e trazem resultados positivos para a qualidade ambiental da Baía de Guanabara. Entre as principais iniciativas, está a construção do coletor-tronco Faria Timbó, que irá coletar e destinar corretamente 260 milhões de litros de esgoto por dia.
A obra, que faz parte do Programa de Saneamento Ambiental (PSAM), prevê a interligação do coletor-tronco Faria Timbó aos troncos de Manguinhos e Cidade Nova, direcionando o esgoto coletado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria. A previsão é de que as obras sejam concluídas em agosto de 2025, beneficiando cerca de 600 mil pessoas em 33 bairros da capital.
“Uma das maiores alegrias foi ter tirado do papel a concessão do saneamento, o que nos permitiu avançar muito na gestão ambiental, sempre com ações pautadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Promover um RJ com mais saneamento é construir um Estado mais resiliente, mais saudável e com mais dignidade”, disse o governador Cláudio Castro.
O coletor-tronco Manguinhos, concluído em 2023, já evita o despejo de 1.293 litros de esgoto por segundo na Baía de Guanabara. “Quando o coletor tronco Manguinhos estiver conectado ao do Faria Timbó, o volume de esgoto captado será expressivamente ampliado, proporcionando um ganho ambiental significativo para a Baía de Guanabara”, ressaltou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Saneamento em Itaboraí e Maricá:
O PSAM também está levando obras de saneamento básico para os municípios de Itaboraí e Maricá, com a construção de redes coletoras, elevatórias e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).
QUE BOM!!!!