Obras do estado encontram materiais arqueológicos na Cidade Nova

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Durante as escavações das obras do Trecho 1 do Coletor Tronco Cidade Nova, do Programa de Saneamento dos Municípios do entorno da Baía de Guanabara (PSAM), as equipes encontraram materiais arqueológicos. No total, foram recuperados 767 fragmentos.

Entre os achados estavam fragmentos de vasilhames de cerâmica, pesos de rede, garrafas grès (usadas para armazenagens e transporte de líquidos), garrafas de vidro (vinho, champanhe e tinteiro), pratos, potes e terrinas (sopeiras) em faianças finas, potes de porcelana oriental, ossos de bois, ferraduras, uma base de ferro de passar roupa (de metal), além de materiais construtivos como fragmentos de telha de louça, dos séculos XVIII e XIX, muitos deles de origens ibérica, alemã e/ou inglesa. Do total de fragmentos, 297 foram encontrados na Rua São Cristóvão, esquina com a Praça Mário Nazaré.

Achados arqueológicos Obras do estado encontram materiais arqueológicos na Cidade Nova

Todo o material foi levado para o Laboratório de Arqueologia Casa de Pedra/Museu Nacional-UFRJ, que é a instituição de guarda aprovada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Os resultados obtidos contribuíram para compreender o processo de ocupação da cidade do Rio de Janeiro, revelando informações sobre a dinâmica da cidade.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Obras do estado encontram materiais arqueológicos na Cidade Nova
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui