Obras do Parque Piedade estão avançadas; espaço deve ser inaugurado até o fim do ano

Novo parque carioca ocupa a área do antigo campus da Universidade Gama Filho; investimento da Prefeitura é de cerca de R$ 58 milhões

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Projeto de como será o Parque Piedade - Foto: Divulgação

As obras do Parque Piedade, na Zona Norte do Rio de Janeiro, estão avançadas. Construído pela Prefeitura em um território de aproximadamente 18 mil metros quadrados, o novo espaço público carioca terá áreas de lazer e um centro cultural, esportivo e educacional, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio RJ).

Haverá ainda uma área para feiras e eventos, com horta urbana, parcão, academia e campo de futebol. Além disso, os frequentadores contarão com pista de skate, parque infantil, uma área juvenil com aparelhos de ginástica e parque aquático com cachoeira artificial.

O parque ocupa a área do antigo campus da Universidade Gama Filho, abandonado após a falência da instituição, em 2014. As obras, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura, começaram em setembro de 2023 com a demolição de dois prédios do antigo Colégio Piedade, que ficavam dentro do terreno.

O objetivo da Prefeitura do Rio é levar mais oportunidades de lazer e cultura para os moradores do bairro e revitalizar a região, gerando oportunidades de emprego e renda. A previsão é que o Parque Piedade seja inaugurado até o fim deste ano. Os investimentos com o projeto são de cerca de R$ 58 milhões.

Advertisement

O parque também vai abrigar um memorial, para lembrar a história do Colégio Piedade e da Universidade Gama Filho. A estrutura terá três salas grandes, administração, três banheiros e varanda.

O complexo tem como inspiração o Parque Madureira, também na Zona Norte, situado a cerca de 20km dali. Seu entorno também será requalificado, por meio de reurbanização, com obras de pavimentação; sinalização; iluminação; paisagismo; rampa de acessibilidade na estação de trem de Piedade pela Rua Goiás; e ciclovia na Rua Manoel Vitorino.

A Rua da Capela, por sua vez, onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Piedade, tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) em 1996 por sua importância arquitetônica, histórica e cultural, também será contemplada com melhorias de urbanização.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Obras do Parque Piedade estão avançadas; espaço deve ser inaugurado até o fim do ano
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas quem gostou mesmo da ideia foi o comando vermelho, os traficantes do morro do 18, saçu, lemos de Brito e caixa d’água estão felizes com a obra é um baita presente pro morro que amargava baixa nas vendas de drogas, além do mais uma renda extra com a extorsão dos comerciantes da região.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui