Na última sexta-feira (20/09), as obras internas do Museu da Imagem e do Som (MIS) foram retomadas pelo consórcio Copacabana, formado pelas construtoras R2X e Tangran Engenharia, que venceu a licitação realizada em agosto, no valor de R$ 68,8 milhões. A informação foi divulgada pela coluna de Ancelmo Gois e pelo jornal O Globo.
O consórcio será responsável pela finalização das obras internas do MIS, que serão realizadas em três turnos. As intervenções incluem a conclusão de projetos de acústica, iluminação, redes hidráulica e elétrica, sistema de ar-condicionado, pressurização de escadas, sistema de incêndio e paisagismo. A previsão é que essa etapa seja concluída em 10 meses.
Na etapa seguinte, será a vez da realização da licitação das obras da fachada, marcada para o dia 24 de outubro, às 11h. A previsão é que essa obra seja finalizada em até 12 meses após o seu início. A intervenção contará com investimentos de R$ 13,3 milhões, em recursos do estado, assim como as das obras internas.
Iniciadas em 2011, as obras da nova sede do MIS foram paralisadas em 2016, tendo sido retomadas pelo governo estadual em dezembro de 2021. Criado em 1965, o MIS mantém hoje duas sedes, uma na Lapa e outra na Praça Quinze, no Centro.