Obras na Estação Leopoldina devem iniciar ainda este ano, afirma secretário

As obras têm previsão de conclusão até 2026. Ao todo, serão trabalhados 125 mil m² de área total

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Projeto da Revitalização da Estação - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

As obras de revitalização da Estação Leopoldina estão previstas para começar no segundo semestre deste ano, conforme confirmou o secretário de coordenação governamental da prefeitura do Rio de Janeiro, Jorge Arraes. A notícia surge após o município e a União firmarem um termo de cooperação para a recuperação do prédio histórico.

Localizada na Avenida Francisco Bicalho, entre os bairros do Santo Cristo, São Cristóvão e o Centro do Rio, a Estação Leopoldina foi inaugurada em 1926 e desativada em 2001, após um acidente envolvendo uma locomotiva. O projeto de revitalização, de acordo com o Prefeito Eduardo Paes, inclui a construção de um condomínio do Programa Minha Casa Minha Vida, com 600 unidades residenciais dentro das dependências da estação, além da criação da Cidade do Samba 2, destinada às escolas da Série Ouro do Carnaval do Rio. Ao todo, serão trabalhados 125 mil m².

“Estamos prevendo que, no segundo semestre, já tenhamos investimentos sendo executados aqui. Aproveitaremos o projeto já existente, aprovado pelo Iphan, para iniciar o restauro do prédio tombado”, destaca Arraes.

As obras têm previsão de conclusão até 2026. Arraes explicou que já existe um projeto aprovado pelo Iphan para o restauro do prédio, que é tombado. O edifício é um projeto do arquiteto inglês Robert Prentice, atuante no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX. O aspecto externo é inspirado na arquitetura palladiana inglesa. Além disso, o espaço receberá uma unidade de saúde da Clínica da Família e uma escola pública.

Advertisement

Quanto ao uso da Estação Leopoldina após a restauração, o prédio, tombado, terá um destino definido em conjunto com o governo federal. Ainda segundo o secretário, um projeto de extensão do VLT, do recém inaugurado Terminal Gentileza à Leopoldina está em planejamento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Obras na Estação Leopoldina devem iniciar ainda este ano, afirma secretário
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Na foto com o projeto de revitalização, a fachada da estação está totalmente modificada. Espero que isso não se concretize. Por ser tombada pelo Iphan, tais mudanças são proibidas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui