Observatório de Favelas lança exposição que celebra a fotografia popular na Maré

“Imagens Populares'' está aberta à visitação na Galeria 525 até março de 2023 com entrada gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Observatório de Favelas através do programa Imagens do Povo, lançou na última sexta-feira, dia 18/11, a exposição “Imagens Populares” que celebra o encerramento da Edição 2022 da Turma Bira Carvalho da Escola de Fotografia Popular, que volta a funcionar após uma década. A mostra reúne 29 fotografias feitas pelos alunos ao longo dos seis meses de formação e está aberta à visitação na Galeria 525 até o dia 31/03 de 2023

O coordenador técnico do Programa Imagens do Povo, Francisco Valdean, revela que se sente feliz por ter contribuído para a retomada da Escola de Fotografia Popular e conta que a formatura deste ano traz a ele um sentimento especial por ser a colação de uma turma que homenageia o fotógrafo Bira Carvalho, um dos grandes nomes da Fotografia Popular que nos deixou em novembro do ano passado. “Compartilhamos juntos experiências incríveis, sorrimos, nos divertimos, aprendemos e fizemos reflexões sobre diversos temas e questões caras à fotografia. Sinto que a Fotografia Popular sai fortalecida com a formação desses novos colegas neste processo especial e de homenagem ao Bira” – conta.

O Imagens do Povo é um programa de documentação e pesquisa fotográfica do cotidiano das periferias, de formação e inserção de fotógrafas/os populares no mercado de trabalho apresentado pelo Observatório das Favelas, Ministério do Turismo e Governo Federal, patrocinado pela IBM, Instituto Cultural Vale, Itaú Unibanco, Cyrela, Colgate, MR Mineração e Smart Fit, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e recebe apoio institucional do Itaú Cultural.

Sobre a Escola de Fotografia Popular

Advertisement

Com foco no olhar humanístico da profissão, a Escola de Fotografia Popular alia conhecimentos teóricos que vão da história da fotografia ao dia a dia no fotojornalismo, transitando por tecnologias e ferramentas digitais. O programa já formou seis turmas de fotógrafas/os (2004, 2006, 2007, 2009, 2010 e 2012), totalizando mais de 200 profissionais que receberam certificados de extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio do Janeiro (UFRJ). Ao longo dos anos, a Escola foi se desenvolvendo sobretudo a partir da generosidade e competência das/os professoras/es, palestrantes e coordenadoras/es que passaram por ela, aqui representados por Ripper e Dante Gastaldoni.

Sobre o Imagens do Povo

Fundado em 2004 pelo Observatório de Favelas em parceria com o fotógrafo documentarista João Roberto Ripper, alia técnica fotográfica à promoção de direitos e à democratização da comunicação. O objetivo central é criar novas representações sobre os espaços populares contribuindo para desconstruir os estigmas relacionados a estes territórios.

  • Serviço: Exposição “Imagens Populares”
  • Data e horário:
  • 11 de Dezembro de 2022 a 31 de Março de 2023.
  • De 10h às 17h.
  • Local
  • Galeria 535 – Rua Teixeira Ribeiro, 535 – Maré, Rio de Janeiro – RJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Observatório de Favelas lança exposição que celebra a fotografia popular na Maré
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Observatório de Favelas lança exposição que celebra a fotografia popular na Maré
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui