Concessionária OI deixa empresas do Centro do Rio sem telefone; caso já dura 3 dias

Já são três dias sem atender clientes, e acumulando prejuízos por conta da inação da OI, uma empresa que deve 44 bilhões de reais na praça e está em concordata. Na região do Centro Histórico, tem clientes que estão há anos sem telefone fixo e internet cabeada, em que pese os fios amarrados pelas fachadas dos prédios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | Foto de MART PRODUCTION

A maior parte das empresas ainda depende grandemente da telefonia fixa para atendimento a clientes, fornecedores e colaboradores; é assim que são atendidos anúncios de jornal, dúvidas de clientes – principalmente os mais idosos – e as empresas, pequenas médias e grandes se utilizam das mesas e troncos telefônicos como uma de suas principais formas de comunicação. No Centro do Rio de Janeiro, uma região predominantemente comercial, a situação é concentrada: são dezenas de milhares de CNPJs que necessitam do uso diário de sua telefonia fixa para que as empresas sobrevivam. Mas a OI, concessionária de telefonia que está recuperação judicial pela segunda vez e tem uma dívida superior a 44 bilhões de reais está deixando as empresas do Centro do Rio virtualmente incomunicáveis.

Nas imediações da rua da Assembléia, diversas empresas estão sem atender seus clientes por conta de uma suposta “inundação das caixas de cabeamento telefônico” ocorrida recentemente. Desde o dia 29, os telefones do escritório matriz da tradicional Sergio Castro Imóveis se encontram totalmente mudos. A empresa fez uma reclamação à Anatel, que informa que “em 10 dias corridos” a concessionária terá que responder às questões. Outras empresas apresentam o mesmo problema nas imediações, sem nenhum tipo de atenção especial da companhia concordatária encarregada da telefonia do Centro.

No primeiro dia, foi dado previsão de solução da questão para o dia seguinte, o que não ocorreu. “Não existe corretagem de imóveis sem telefone fixo, É por aqui que chegam as ligações das placas, dos anúncios de jornal e até quase 70% das ligações dos anúncios online”, explica Erica Neves, gerente de locação da empresa, cujos telefones vão completar 4 dias sem funcionar.

Mas os problemas da OI não param por aí. A empresa parece ter abandonado completamente o atendimento a seus clientes em todo o Centro. Toda a região da Praça XV está sem telefone fixo e internet há mais de um ano, embora haja fios pendurados da concessionária em tudo que é fachada de prédio histórico. A secretária Sylvia Assumpção, da Irmandade dos Mercadores, na rua do Ouvidor 35, diz que o telefone da igreja parou de funcionar há anos e a OI se recusou a fazer o conserto, dizendo que não atende mais a região. O restaurante Capitu por exemplo, não possui internet, e não consegue instalação, tendo que usar tudo via celular.

Advertisement

A empresa de contabilidade GeminiTech, na Avenida Venezuela 131, é outra que é ignorada solenemente pela empresa que lhe deveria prestar serviços. Segundo sua gerente, a Oi disse que “não consegue mais atender região por conta de furtos de cabos” e há anos não existe mais telefone fixo na empresa.

“Não é difícil verificar o porquê da empresa entrar em recuperação judicial, sair, e voltar de novo, com o grau de atendimento prestado a seus consumidores”, brinca Rita Nannini, da Geminitech, que há anos aguarda a reinstalação do telefone, já sem qualquer esperança. Mas o problema está ocorrendo em toda a cidade; em Copacabana, uma usuária de telefone início 2547 disse ao DIÁRIO que já não funciona seu telefone há muitos meses. É, parece que a situação da companhia reflete mesmo o nível de serviços que presta.

5e1a2ce3 2e19 4931 912e eb97531bfa39 Concessionária OI deixa empresas do Centro do Rio sem telefone; caso já dura 3 dias
O sobrado número 30 da rua do Ouvidor, de esquina com a Travessa dos Mercadores, se tornou um depósito de fios emaranhados que ninguém entende, que ficam passando de prédio em prédio sem nenhum tipo de controle ou cuidado. Foto: A. Nascimento / DIÁRIO DO RIO

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Concessionária OI deixa empresas do Centro do Rio sem telefone; caso já dura 3 dias
Advertisement

11 COMENTÁRIOS

  1. Em vários lugares do município de Petrópolis, principalmente ruas e estradas que saem do eixo viário longitudinal e entram floresta a dentro tanto para a esquerda quanto para a direita, em 2019 a OI anunciou uma mudança OBRIGATÓRIA de tecnologia, passando de fio para rádio. Os telefones dentro dos imóveis seriam Wi Fi. Achei ótimo. Mas então começaram os problemas. Nas estradas muito sinuosas, em vales entre montanhas (e quase todas lá são assim), não tem como o sinal da banda 3G passar, pois é ruim de “curvas”. 4G e 5G nem pensar. Ia precisar de um ponto de rádio em cada curva das estradinhas. Sendo assim não funcionou. A decisão da OI, foi simples: danem-se! Em 2023, um caminhão deles foi a nossa estrada e removeu toda a fiação existente deixando todos os imóveis ao longo de 10 km sem telefone. O fio da OI vai apenas até a guarita de entrada da estrada e lá o telefone fixo continua funcionando. Para todos os moradores e funcionários, só internet de satélite? Claro que não. Uma empresa local, cabeou tudo com fibra ótica ainda em 2019 e todos temos internet mais veloz em que em Copacabana, Botafogo ou Tijuca. Mas a legislação é tão bizarra que a pequena empresa particular que cabeou a fibra ótica é impedida de alugar seu cabo para a OI, permitindo que exista telefone fixo. Acredito que isso ocorra em todas as estradas laterais em Itaipava, e outros pontos de Petrópolis. A rede particular de fibra ótica é top enquanto a empresa de telefonia se mandou. Só que não pára por aí. A TV é Claro Digital e quando temos problemas, como uma simples reativação de cartão de assinante, se torna impossível de resolver, pois eles SÓ ATENDEM POR NÚMERO DE TELEFONE, nem tem atendimento por Zap ou Chat. Aí vc se desloca de carro por 12 km até um ponto onde já existe rede de celular e o atendente da Claro diz: “Por favor fique junto ao aparelho que vou lhe dar instruções”… Meu amigo, estou a 12 km do aparelho e as instruções que você vai dar eu já fiz todas. Apenas reative aí. “Sinto muito, mas se o cliente não fizer todos os passos, não podemos reativar”. Se correr o bicho tropeça. Se ficar o bicho some….

  2. As pessoas falam absurdos do ex Presidente Bolsonaro,mas não provam!
    Lula está voltando a cena do crime,como já disse o seu Vice no passado,tendo os crimes confirmados até pelo STF,que depois o absolveu em troca de alguns Euros do banco Rothschild.
    Quanto ao caso acima, se acham que se trata de milícia,ontem a Draco pediu em.um.programa de tv para denunciar.
    Faça isso!

  3. Olá éu estou anos sem o fixo da oi é sem Velox. O pior é que eu pago às contas de telefone em dia. .a nossa Lei tem que ser mais Rígida sobre essas operadoras. Lá no Estados Unidos as Lei são mais dura.mais eu espero dias melhores p/nos Brasileiros!!!

  4. Não querendo inventar a Oi da sua culpa, mas quem depende ainda de tel. fixo ?? E outra, só tem a Oi nessas localidades ?? Achei a matéria bem sensacionalista e com informação equivocadas, pois tem muitos lugares que a Oi mudou a tecnologia para Fibra Óptica e muitos lugares não querem essa mudança de tecnologia, pois acham que está bom do forma que está e quando a Oi muda de vez a tecnologia e deixa de funcionar a anterior reclamam ou seja, será que o problema é só dá Oi mesmo ?

  5. A privatização da telefonia como as outras no modelo concessão somente entregou os ativos e os clientes aos operadores, sem exigir metas de eficiência e qualidade. Quando a rentabilidade cai ou a concessão quebra, simplesmente abandonam tudo nas mãos do Estado, que indiretamente somos nós. O Brasil deveria refletir se o modelo de telefonia e dados é compatível com o desejo de país desenvolvido. A substituição do modelo por um sistema cabo/wifi ou wifi pleno com velocidade e capacidade é mandatório, pois não é possível consumidores na segunda maior cidade do pais ficarem sem comunicação enquanto se mostra suporte a reportagens por wifi no interior da Amazônia. Cobra-se muito de nós e entregam muito pouco.

  6. Estou desde 16 novembro de 2023 sem telefone fixo e sem internet de banda larga, ao entrar em contato com a Oi ouve-se uma gravação que houve furto de cabos e estamos providenciando reparo e fixam uma data e ao chegar a data programada, nada acontece e regravam a mensagem com nova data, pura enrolação ao consumidor. O mais curioso que emitem contas de telefonia, a de dezembro eu paguei pois achava que seria reparado e só tinha 14 dias sem o serviço, já em janeiro foi sacanagem e eu cancelei o débito automático e não pago conta por serviço não prestado. Eu pago por um serviço prestado se não houve serviço não há pagamento.

    • Junte provas de que o serviço não está sendo prestado. Entre em contato com a Anatel no telefone 1331 e caso não resolva, procure o Juizado Especial Civil.

  7. levem a mal não, mas ninguém hoje depende de telefonia fixa para atender clientes. esse anacronismo deveria ter acabado há, pelo menos, 10 anos. alguém ainda sente falta de orelhão?

  8. A Oi é um lixo. Mas lixo também são essas desgraças que roubam cabos, que ainda contam com apoio de gente de certa ideologia, que gosta de passar a mão na cabeça de bandidos.

    • pois é. e ainda tiravam foto ao lado de miliciano , deram medalha pra miliciano e empregavam família de miliciano. espionavam ilegalmente adversários e hoje tem vagabundo que apóia. vai entrnder?

    • Exatamente, onde eu moro e não é na periferia, há furto quase que diários de cabos de energia subterrâneos e as ruas e as casas ficam às escuras. Como se sabe que roubaram fios e cabos de energia e ou telefonia? os meliantes queimam junto às calçadas o plástico que envolve o metal e o cheiro e a fumaça de plástico queimado entra dentro de nossas residências, quase sempre o fazem pela noite, para vender o metal no dia seguinte. No ato do roubo, puxam os cabos de telefonia. Tem lugares da cidade que roubam grades e portões dos condomínios, tem bairros do subúrbio que roubam tudo que é metal das residências, um colega roubaram da casa dele uma pequena porta metálica da caixa do hidrante de água e por sorte não roubaram o hidrante, eu o aconselhei a substituir por porta de plástico. Está um caos e fora de controle essa desgraça de roubo de metais pelo Rio de Janeiro. E porque isso ocorre ? já reparou que de 2003 para cá explodiu o número de “ferro-velhos” pela cidade? o Centro está infestado de ferros-velhos e até em bairros nobres estão surgindo ferros velhos travestidos de “Centros de Reciclagem”, nome bonito para Receptação de Furto, o movimento é intenso e frenético na região onde tem um ferro-velho. Deixou há muito de ser um problema social e virou um problema criminal e policial.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui