Olga del Volga, ícone na TV e no cinema nos anos 80, ganha peça no Rio de Janeiro

Em curtíssima temporada no Turma Ok, Gustavo Klein revisita a obra do multiartista argentino Patrício Bisso e personagem que o consagrou em espetáculo com direção de Gilberto Gawronski e dramaturgia de Tony Goes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gustavo Klein como Olga Del Volga - Crédito Mari Marques

Patrício Bisso, multiartista argentino que rompeu barreiras, enfrentou a censura e se consagrou nacionalmente com a personagem “Olga del Volga” na TV e no cinema, tem sua obra revisitada pelo ator Gustavo Klein na comédia “Quem Tem Medo de Olga del Volga?”. Com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, através do edital FOCA 2022, a peça estreia em curtíssima temporada no Turma Ok, na Lapa, com 8 apresentações nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de janeiro e 02 e 03 de fevereiro, sempre às 20h.

Em 2019, o ator Gustavo Klein foi convidado para interpretar no cinema, no filme “Hebe – A Estrela do Brasil”, a personagem Olga del Volga, sexóloga e conselheira sentimental russa, ferina nos comentários, sempre presente no sofá da apresentadora Hebe Camargo a partir da década de 1980. A icônica figura foi criada por Patrício Bisso, ator, figurinista de teatro e cinema (“O Beijo da Mulher Aranha”), ilustrador e colunista da Folha de S. Paulo.

A dramaturgia entrelaça as jornadas de Patrício, Olga e Gustavo. Na peça, Gustavo recebe a ligação de um produtor de elenco, que o convida para representar Olga del Volga no filme sobre Hebe Camargo. Naquele momento, o ator sente o peso do papel que está chegando em suas mãos. Como num filme, Gustavo estuda a vida de Bisso para compor o papel: as personagens, performances, shows, entrevistas e canções. A preparação do ator para representar este grande personagem é retratada, mostrando as dúvidas, anseios, insegurança, medo, ansiedade e nervosismo. 

Com humor ácido e números musicais, “Quem tem medo de Olga del Volga” mostra a riqueza do universo criativo LGBTQIAPN+, valorizando o artista performático Patrício Bisso, e discute a homofobia noticiada e aquela que é feita à boca miúda.

Advertisement

A peça tem roteiro escrito por Tony Goes, colega de Patrício na Folha de S. Paulo. A direção está nas mãos do premiado ator e diretor Gilberto Gawronski, que trabalhou como assistente de direção da montagem do musical Theatro Musical Brazileiro, onde Patrício Bisso era o figurinista. Com larga experiência em teatro, Gustavo Klein atuou nos musicais “Rapsódia, “Os Produtores”, “Avenida Q” e “A Gaiola das Loucas”. Na TV, fez o seriado “Pé na Cova” e a novela “Sangue bom”, ambos na Rede Globo, além do filme e do seriado “Hebe – A Estrela do Brasil”. Wladmir Pinheiro assina a direção musical e está em cena como ator e pianista, acompanhando os números musicais divertidos e cheios de duplo sentido, como “Meus Russos”, “Louca pelo Saxofone”, “Picasso”, “Pare, Repare, Espere, Desespere”.

Os figurinos cenográficos são a marca de Bisso. O palco e suas personagens inesquecíveis foram tema de suas performances nos palcos paulistas nos anos 80/90. Em “Louca pelo Saxofone”, mulheres surgiam encarnadas por ele em cena. O humor era um interessante contraponto com a seriedade para com seus figurinos, sempre elaborados nos mínimos detalhes. O seu forte era a reconstituição de peças inspiradas nos clássicos hollywoodianos. Para encarar o desafio desta homenagem, com figurino único e criativo, o também multiartista Cláudio Tovar foi convidado para estar à frente das roupas.

Serviço:

Espetáculo: “Quem tem medo de Olga del Volga”

Datas: dias 18, 19, 20, 25, 26, 27 janeiro e 02 e 03 fevereiro de 2024

Horário: 20h

Local: Turma OK – Rua dos Inválidos, 39, Lapa, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: R$ 30, vendas no local e pelo site https://www.sympla.com.br/evento/quem-tem-medo-de-olga-del-volga/2299586

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Mais informações: (21) 3177-0181

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Olga del Volga, ícone na TV e no cinema nos anos 80, ganha peça no Rio de Janeiro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Olga del Volga, ícone na TV e no cinema nos anos 80, ganha peça no Rio de Janeiro
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui