ONG brasileira inicia projeto social em Portugal; confira

Projeto promove o ensino musical para crianças e jovens de uma comunidade cigana e incentiva a formação cidadã por meio de atividades interdisciplinares e temas pedagógicos, como direitos humanos e sustentabilidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Aula da Escola de Música e Cidadania em Braga, Portugal - Foto: Divulgação

A ONG brasileira Agência do Bem deu início às atividades do polo da Escola de Música e Cidadania na cidade de Braga, em Portugal. O projeto promove o ensino musical para crianças e jovens de uma comunidade cigana e incentiva a formação cidadã por meio de atividades interdisciplinares e temas pedagógicos, como direitos humanos e sustentabilidade. Localizado no bairro Nogueira da Silva, o Polo Picoto oferece aulas gratuitas de guitarra clássica, cajón e canto coral para alunos de 7 a 24 anos.

”Em Portugal, temos o desafio de atender um bairro social que abriga uma comunidade formada integralmente por ciganos, que, infelizmente, ainda são marginalizados no país. Utilizar a música como ferramenta para derrubar essas barreiras sociais só nos motiva a seguir com esse projeto que já transformou a vida de centenas de alunos brasileiros”, diz Alan Maia, fundador da Agência do Bem.

O processo de exportação da metodologia começou em 2022, após a seleção do projeto pelo programa ”Viva o Bairro”, realizado pela Bragahabit, Câmara de Braga e Human Power Hub. A iniciativa tinha como objetivo intervir junto às comunidades locais para identificar as necessidades em territórios prioritários. Com os recursos da premiação, a Agência do Bem conseguiu implementar o primeiro polo da Escola de Música e Cidadania na Europa.

O projeto tem o certificado de Tecnologia Social, o qual comprova que a metodologia e a dinâmica das aulas podem ser replicadas em diferentes territórios e, ainda assim, atingir resultados semelhantes. ”Este movimento consiste na internacionalização de uma metodologia testada, aprovada e premiada no Brasil há quase duas décadas. É o primeiro projeto social de educação musical brasileiro a ser exportado, isso é motivo de muito orgulho para nós”, comenta Maia.

Advertisement

No Brasil, a Escola de Música e Cidadania conta com 27 polos, localizados em seis estados, e atende atualmente mais de 2 mil alunos. No contexto de impacto social, uma pesquisa mostra que, quando comparada aos índices nacionais, a chance de uma gravidez na adolescência reduz em 53 vezes, e a repetência escolar é nove vezes menor entre os beneficiados pelo projeto, além de terem índice zero no envolvimento com atos infracionais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ONG brasileira inicia projeto social em Portugal; confira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui