ONG carioca Cinema Nosso promove intercâmbio cultural com universidade dos Estados Unidos

Alunas de formação em audiovisual trocam aprendizados com estudantes da Middlebury College

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Daniel Marques.

O Cinema Nosso iniciou uma parceria inédita com o Middlebury College Center for Community Engagement (CCE), universidade sediada no estado de Vermont, nos Estados Unidos, com o propósito de reunir alunas das formações de audiovisual, games e roteiro para séries da organização, com estudantes do Portuguese Language School da universidade. O programa de intercâmbio cultural, intitulado “Conversas com Cinema Nosso”, pretende trazer visibilidade às estudantes participantes e oportunidades de comunicação entre jovens brasileiras e americanas para a troca de experiências e entendimento através de diferentes culturas e aprendizados. Durante as sextas-feiras de julho, as alunas se reunirão virtualmente para uma conversa intermediada por uma estagiária do CCE e por Gabriela Gonçalves, coordenadora do programa de formação para jovens negras do Cinema Nosso, com dinâmicas de integração para facilitar a troca de experiências entre as participantes.

PUBLICIDADE

Moradora de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, Laíz Muniz é estudante da formação de Roteiro para Séries do Cinema Nosso e pôde participar do primeiro encontro ocorrido no dia 16/07. “O Cinema Nosso é um espaço que nos proporciona diversas oportunidades e uma delas foi a parceria com a Universidade Middlebury. Sem dúvidas, foi uma das melhores experiências da minha vida. Sempre tive o sonho de fazer intercâmbio e pude realizar sem sair de casa. Foi um evento lindo, compartilhamos experiências com as alunas americanas e entendemos mais sobre sua cultura e vivência”, destaca a estudante.

O Middlebury College Center for Community Engagement (CCE) prepara estudantes para vidas cheias de significado e impacto através do trabalho acadêmico e cidadania. Os programas do CCE estimulam o fortalecimento das comunidades e contribuem para o bem público. Já as alunas das formações para jovens negras fazem parte do projeto “Empoderamento e Tecnologia – Jovens Negras no Audiovisual”, patrocinado via Lei de Incentivo pela ONS, Radix, Amil e TechnipFMC, via Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro, parceria da Lingopass e parceria da Middlebury Language School.

Sobre o Cinema Nosso

O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural que, há 20 anos, trabalha para proporcionar experiências de tecnologia e inclusão para a produção de narrativas juvenis, fomentando a cadeia produtiva do audiovisual no Rio de Janeiro. Foi constituído informalmente em 2000 – então sob o nome Nós do Cinema – a partir do processo de seleção de elenco para o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund. Hoje, o Cinema Nosso é um centro de inovação e tecnologia que oferece projetos para infância e juventude. Reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 5000 jovens formados em seus cursos, a instituição tem metodologia Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 , aliada ao movimento STEAM e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o respeito às trajetórias e vivências do seu público alvo.

Para saber mais sobre o Cinema Nosso e os cursos de formação para jovens negras, acesse este link, siga no Instagram e Facebook.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp ONG carioca Cinema Nosso promove intercâmbio cultural com universidade dos Estados Unidosddr newsletter ONG carioca Cinema Nosso promove intercâmbio cultural com universidade dos Estados Unidos
lapa dos mercadores 2024 ONG carioca Cinema Nosso promove intercâmbio cultural com universidade dos Estados Unidos
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui