ONG do Rio é escolhida como uma das melhores do Brasil

O Instituto LAR é uma organização não governamental que atua no Rio de Janeiro na reinserção e emancipação das pessoas em situação de rua na sociedade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Instituto LAR, organização não governamental que atua no Rio de Janeiro na reinserção e emancipação das pessoas em situação de rua na sociedade, conquistou o Prêmio Melhores ONGs, realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize e da Fundação Toyota do Brasil, na categoria ONGs de Pequeno Porte, entre mais de 800 mil que atuam no país. 

A premiação, que acontece desde 2017, reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação.

Por meio da garantia aos direitos constitucionais e ao mercado de trabalho, o LAR (sigla de “Levante, Ande, Recomece”) oferece, desde 2016, acesso digno com atendimentos individuais e em grupo nas áreas de psicologia, serviço social, assistência jurídica, empregabilidade, arteterapia, atividades de prevenção ao uso de álcool e drogas, encaminhamentos para tratamento odontológico/oftalmológico com profissionais parceiros, promoção de palestras, rodas de conversa e atividades socioculturais, além do projeto de retorno à moradia. Em 2021, o instituto foi agraciado com o Título de Utilidade Pública Municipal, concedido em solenidade organizada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

A metodologia adotada tem o objetivo de direcioná-las à plena emancipação, desenvolvimento de cidadãos conscientes de suas capacidades para construirmos juntos uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável“, explica Ana Paula Rios, presidente do LAR, que já atua desde 2017 com projetos sociais.

Advertisement

Em 2020, ela ficou conhecida internacionalmente ao criar a “Pia do Bem”, projeto que envolveu a construção e instalação de pias por vários pontos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro para a higiene e prevenção da população em situação de rua durante o avanço da pandemia do novo coronavírus. A iniciativa chamou a atenção do jogador Marcelo, do Real Madrid, que decidiu patrocinar a sua ampliação.

Como ajudar

O Instituto LAR fica na Rua do Senado, 200, e mantém seu funcionamento a partir da arrecadação de recursos por meio de campanhas e doações vindas de pessoas físicas e empresas. Para mais informações sobre a iniciativa e como ajudar com alimentos, roupas, agasalhos, cobertores e demais doações, apoio ou trabalho voluntário, acesse www.institutolar.org.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ONG do Rio é escolhida como uma das melhores do Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui