A ONG Providenciando a Favor da Vida, localizada no Morro da Providência, no Centro, recebeu uma grande doação de itens esquecidos por passageiros que usam as barcas. A lista inclui bicicleta, livros, roupas, mochilas, calçados, brinquedos e outros objetos.
O material foi cedido pela concessionária CCR Barcas, que encerrou a operação do modal no dia 11 de fevereiro. Todos os 150 itens permaneceram na seção “achados e perdidos” por mais de 30 dias, tempo limite para a devolução, aguardando seus donos que, por alguma razão, não voltaram para recuperá-los.
Nas próximas semanas, a concessionária VLT Carioca também fará doações a uma instituição com o mesmo perfil. No VLT, todos os objetos esquecidos são catalogados, armazenados e podem ser requisitados em até 90 dias. Depois deste período são destinados à doação. A expectativa é de que o processo seja finalizado até mês que vem.
Saiba como recuperar algo perdido no VLT
Caso um passageiro encontre ou esqueça um objeto em alguma estação, parada ou composição do VLT, o processo de devolução é simples. Para quem encontra algum objeto esquecido, acionar um agente de estação é o primeiro passo para garantir a entrega segura.
Já para quem perdeu um item, é necessário entrar em contato com o setor de “Achados e Perdidos”, através do e-mail achadoseperdidos.vlt@grupoccr.com.br, informando as características do objeto, o horário e a linha em que perdeu.
Se for encontrado, o setor fará contato com o cliente. Após a comprovação da veracidade, documentos pessoais são solicitados para registro no formulário de devolução, facilitando o processo de retirada.