O ônibus do Samba deu partida na folia e iniciou, no último sábado (07/09), sua viagem pela cultura do Carnaval carioca. Faltando seis meses para os desfiles na Marquês de Sapucaí, o Museu do Samba fez sua viagem inaugural com um roteiro focado em pontos tradicionais do gênero, a bordo de um veículo panorâmico com passista, um grupo de capoeira e ritmistas da bateria da Paraíso do Tuiuti.
Do lado de dentro, o clima é de carnaval fora de época. Saindo de Copacabana em direção ao Centro do Rio e, em seguida, para a Mangueira, o veículo é alvo de buzinadas de motoristas que se surpreendem com o som do surdo e o toque do berimbau. Outros, acenam para quem está a bordo e tem até quem dê uma mostra do samba no pé ao ver o grupo descer do veículo para tirar fotos. Parte da experiência fica por conta das paradas obrigatórias, no Cais do Valongo e na Marques de Sapucaí.
Para comemorar a estreia da atração, o museu convidou personalidades do cenário carnavalesco, como Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor, Viviane Assis, a primeira passista com nanismo da Viradouro, e Nilcemar Nogueira, neta de Cartola e diretora de projetos do Museu do Samba.
O tour parte de Copacabana às 10h30 e tem duração de 4h30. A chegada é na Mangueira — na estreia deve direito a uma feijoada. Depois, retorna para o ponto de partida, em Copacabana. As viagens custam R$ 190.