Ônibus elétrico fará tour gratuito pelos pontos culturais de Madureira

Veículo, que não emite gases poluentes, vai percorrer 10km e apresentar os principais pontos culturais de Madureira para os turistas de forma gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O ônibus elétrico tem chassi de 13,2 metros e capacidade para 40 passageiros sentados – Beth Santos/Prefeitura do Rio

No Dia Nacional da Cultura, celebrado nesta sexta-feira (5/11), lançou o programa “Verão Verde”, que levará  cariocas e visitantes a realizar um percurso pelos principais pontos turísticos de Madureira, um dos bairros mais culturais da Zona Norte, com perfil de inovação e economia criativa. O passeio será feito de forma ecologicamente correta, em um veículo sem emissão de ruídos e de gases poluentes. Esse é o primeiro ônibus elétrico a circular na cidade.

O tour terá 10km, com duração de aproximadamente 60 minutos. Começa no Parque Madureira, na Arena Carioca Fernando Torres. Em seguida, passa por: Palácio 450; Portelinha/Feira das Yabás; Portela; Cufa/Viaduto Prefeito Negrão de Lima; Mercadão de Madureira; Estádio Aniceto Moscoso/Madureira Esporte Clube e Império Serrano. A cidade do Rio é a primeira no Brasil a ter um ônibus elétrico em plena atividade cultural.

O primeiro passeio foi feito por alunos da Escola Municipal Ministro Edgard Romero, de Madureira. O tour gratuito será aberto ao público a partir do próximo dia 13 e se dará sempre aos sábados e domingos, com cinco viagens diárias. O circuito do “Verão Verde” em Madureira funcionará até janeiro e é uma parceria das secretarias de Cultura e de Transportes, com o apoio da Riotur e da subprefeitura da Zona Norte.

Presente na celebração, o Prefeito Eduardo Paes informou que a intenção é estender o passeio para outras regiões da Capital Fluminense.

Advertisement

“Esse é um programa que queremos levar para várias áreas da cidade. É muito simbólico começar por Madureira, por toda diversidade de Madureira, por tudo que Madureira significa de produção cultural da cidade, nos ritmos, nos estilos, na culinária. Madureira é um lugar que produz muita coisa interessante. Incrível e que marca a nossa cidade. Mas vamos avançar isso para outras áreas”, disse Eduardo Paes, durante a inauguração do programa.

O coletivo usado no projeto é fabricado pela chinesa BYD e conta com 40 lugares sentados, tem chassi de 13,2 metros e piso alto.

Guiadas Urbanas

O tour será guiado pela equipe da Guiadas Urbanas, a primeira agência de turismo receptivo com atuação exclusiva no subúrbio carioca e em favelas. A população será recebida por técnicos e guias de turismo certificados pelo Ministério do Turismo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ônibus elétrico fará tour gratuito pelos pontos culturais de Madureira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui