Operação ‘Angry Bird’ prende oito pessoas e apreende mais de 100 pássaros silvestres no RJ e em MG

Além do tráfico de animais, os investigados também são acusados de comércio irregular de arma de fogo e lavagem de dinheiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mais de 100 pássaros silvestres são resgatados durante operação em Minas e Rio de Janeiro — Foto: PRF/Divulgação

Oito pessoas foram presas e mais de 100 pássaros silvestres apreendidos durante a Operação “Angry Bird” realizada nesta sexta-feira (20/05) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e outros órgãos de segurança na Zona da Mata mineira e no estado do Rio de Janeiro. O objetivo da ação foi combater o tráfico interestadual de animais silvestres e lavagem de dinheiro.

Ao todo, foram expedidos pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Barbacena, no Campo das Vertentes, 13 mandados de prisão e busca e apreensão em Juiz de Fora, Lima Duarte, Bias Fortes e Duque de Caxias (RJ). Deste total, 8 foram cumpridos.

Além do tráfico e lavagem de dinheiro, os investigados também são acusados de maus-tratos de animais e comércio irregular de arma de fogo.

As investigações duraram 1 ano e comprovaram que os animais são capturados por caçadores profissionais em diversos municípios da Zona da Mata e no Campo das Vertentes. Posteriormente, eles são vendidos por outros criminosos em Duque de Caxias, Petrópolis e São Gonçalo em feiras livres.

Advertisement

A operação desta sexta-feira contou com a participação de promotores de Justiça e agentes do Gaeco, policiais do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente, do Comando de Operações Especiais da PRF de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, do Grupo de Patrulhamento Tático das Delegacias PRF de Juiz de Fora e de Petrópolis, do Grupo de Fiscalização de Transporte da Delegacia PRF de Juiz de Fora, policiais civis e penais de Minas, além de dois veterinários do MPMG e um do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Estadual de Florestas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação 'Angry Bird' prende oito pessoas e apreende mais de 100 pássaros silvestres no RJ e em MG
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui