Operação Anoxia 1 flagra irregularidades em postos de combustíveis no Rio de Janeiro

Bombas adulteradas, alimentos vencidos e condições insalubres em lojas de conveniência estão entre as infrações encontradas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma operação integrada entre diversos órgãos de fiscalização resultou na autuação de 11 postos de combustíveis e lojas de conveniência no Rio de Janeiro. A Operação Anoxia 1, realizada nos dias 14 e 15 de janeiro, teve como objetivo identificar irregularidades e crimes que afetam os consumidores, a segurança pública e o meio ambiente.

Entre as irregularidades encontradas, destacam-se bombas de combustível adulteradas, que forneciam até 1,5 litro a menos do que o pago pelos consumidores, falta de equipamentos obrigatórios, ausência de preços em produtos expostos e alimentos vencidos e mal armazenados.

Nas lojas de conveniência, a fiscalização encontrou condições insalubres, como a presença de fezes de roedores nas cozinhas. Além disso, foram registradas autuações por derramamento de óleo no solo, captação irregular de água e suspeita de vazamento de gás.

“Essa cooperação entre os órgãos e concessionárias é extremamente importante para que as fiscalizações sejam cada vez mais completas, abrangendo diferentes competências e garantindo a segurança do consumidor na hora de abastecer o seu veículo. Não toleraremos desrespeito ao cidadão e seguiremos firmes, atuando de forma integrada com outros órgãos para garantir que o consumidor não seja lesado. Estamos ao lado da população para assegurar um mercado justo e seguro”, declarou Gutemberg Fonseca, Secretário de Estado de Defesa do Consumidor.

Marcelo Barboza, Presidente do PROCON-RJ, ressaltou a importância da ação conjunta para coibir abusos contra o consumidor: “As autuações feitas durante a operação reforçam a importância de práticas regulares de fiscalização e mostram que não há espaço para negligência. Estamos comprometidos em zelar pelo cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e garantir um mercado justo para todos.”

A operação contou com a participação da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), PROCON-RJ, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Superintendência de Combate ao Crime Ambiental (SUPCCA), Polícia Civil, Polícia Militar e Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro (Agenersa), além de concessionárias de serviços públicos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação Anoxia 1 flagra irregularidades em postos de combustíveis no Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui