Na manhã da última terça-feira (03/09), uma operação voltada ao combate do contrabando e do descaminho de veleiros fundeados na Baía da Ilha Grande resultou na apreensão de sete embarcações em Angra dos Reis (RJ). Juntas, elas são avaliadas em cerca de R$ 5,6 milhões.
A ação, denominada Operação Vento na Quilha, foi deflagrada pela Polícia Federal, Receita Federal e Marinha do Brasil.
De acordo com a Polícia Federal, a operação teve início após a observação da chegada de embarcações com características de estaleiros europeus, mas com documentações indicando fabricação artesanal em território nacional.
As investigações confirmaram que os indivíduos envolvidos importavam as embarcações e realizavam um processo de regularização na Marinha como construção nacional, tendo inclusive laudos de engenharia naval.
Foram apreendidas sete embarcações por contrabando mediante fraude. Segundo a Polícia Federal, elas foram avaliadas em R$ 800 mil cada.
Os proprietários das embarcações serão intimados para prestar depoimentos e poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, contrabando e descaminho. As penas podem chegar a 12 anos de prisão.