A manhã desta terça-feira (21/03) foi de operação contra usuários de crack e meliantes que cometem delitos em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A ação integrada tem ocorrido com frequência entre os órgãos do Governo do Estado do RJ: 2º BPM – Batalhão da Polícia Militar, Botafogo Presente e a Superintendência da Zona Sul – SEGOV, para coibir o uso indiscriminado e venda de drogas, além da violência e criminalidade nas ruas do bairro.
O itinerário contemplou as Ruas Voluntários da Pátria, São Clemente, Real Grandeza, Henrique de Novais, Ipu, Palmeiras, além das Praças Mauro Duarte, Nelson Mandela e Nicarágua. Foram abordados 21 suspeitos e todos tinham antecedentes criminais. Alguns aportavam armas brancas que foram apreendidas. Um dos meliantes estava com tornozeleira eletrônica.
O objetivo de intensificar as ações integradas na Zona Sul. Após averiguação realizada pelos agentes, foi constatado que a maioria dos suspeitos já tinha anotações criminais como: desacato, agressão, porte de armas, tráfico de drogas, roubo, furto, homicídio, tentativa de homicídio, Lei Maria da Penha e associação ao crime organizado.
“Botafogo tem alguns pontos críticos que precisam de fiscalização assídua e optamos pela estratégia de sufocar os meliantes, tendo como ponto crucial, inibir tanto os crimes, quanto a venda de drogas, além é claro, de levar mais segurança para a população”, explicou Marcelo Maywald, Superintendente da Zona Sul – SEGOV.
A operação contou com o Cel. Fábio Correa do 2º BPM, que comandou sua equipe, o Major Marcos Machado, do Botafogo Presente, os agentes de segurança do programa e o Superintendente da Zona Sul, Marcelo Maywald.