O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO) e com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), cumpriu nesta terça-feira (25) doze mandados de busca e apreensão em endereços ligados a pessoas e empresas suspeitas de envolvimento em um esquema de fraudes em licitações com prefeituras da Baixada Fluminense.
A investigação, conduzida pelo próprio GAECO, apura a atuação de uma organização criminosa que teria utilizado empresas registradas em nome de sócios “laranjas” para simular concorrência em processos licitatórios. Segundo os promotores, o grupo se revezava como vencedor das licitações, caracterizando um esquema de cartel.
Entre as empresas investigadas está a Nutrifoods Refeições Ltda, suspeita de obter contratos irregulares com as prefeituras de Magé, Japeri e Nilópolis. No caso de Japeri, a Nutrifoods teria sido favorecida em licitações supostamente direcionadas pelas Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, envolvendo o fornecimento de refeições hospitalares e kits de merenda escolar, inclusive durante a pandemia.
Em setembro de 2021, a empresa teria entregue kits de alimentação escolar com cinco meses de atraso, contendo alimentos impróprios para consumo.
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Especializada em Organização Criminosa da Capital e cumpridos em endereços nos municípios de Nilópolis, Nova Iguaçu, Japeri e também no bairro Jardim Sulacap, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.