Operação do Procon-RJ encontra irregularidades em 17 escolas fluminenses

Durante as fiscalizações, os agentes da autarquia encontram nas cantinas das escolas alimentos ultra processados ou com validade vencida

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Operação do Procon-RJ autua escolas no Rio de Janeiro e Niterói por irregularidades - Divulgação PROCON-RJ

Durante toda a semana, o Procon-RJ realizou operações em colégios em Niterói, na Região Metropolitana; Baixada Fluminense; além de Zona Oeste e Zona Norte da capital, para garantir que os direitos de pais e alunos sejam respeitados diante da chegada do período de matrículas e rematrículas. Ao todo, 20 escolas foram fiscalizadas, com 17 delas sendo autuadas por irregularidades.

Nas operações, os agentes estaduais verificaram a exigência de pagamento de taxa de lista de materiais coletivos (proibida por lei); condicionamento de matrícula à adesão de apostilas e/ou pagamento obrigatório de taxa de material individual; cobrança de taxas de matrícula e rematrícula, o que também é proibido por lei; ausência de documentos obrigatórios para funcionamento da unidade; e falta de acessibilidade às salas de aula e banheiros.

Apesar da proibição prevista na Lei Municipal nº 7.987/RJ, em vigência desde 2023, nas cantinas das escolas foram encontrados alimentos ultra processados ou com validade vencida. A lei entrou em vigor para combater a obesidade infanto-juvenil, por meio da promoção de ambientes saudáveis em escolas públicas e privadas.

O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, destacou que tais ações são fundamentais para garantir o cumprimento da lei e evitar abusos por parte das instituições de ensino.

“Entendemos que, neste momento em que as matrículas e rematrículas estão acontecendo, é fundamental que as fiscalizações aconteçam para garantir que tudo esteja conforme o previsto em lei. O objetivo é orientar e fiscalizar os estabelecimentos que estavam com irregularidades, buscando coibir quaisquer abusividades que estavam sendo cometidas”, explicou Coelho.

Para orientar pais e alunos sobre os seus direitos, o Procon-RJ lançou, no ano passado, uma cartilha com orientações sobre matrícula e rematrícula em escolas. O material responde, de forma clara e objetiva, as principais dúvidas de pais e alunos, além de orientá-los a renovar o contrato com as escolas, creches, universidades e outros prestadores de serviços educacionais.

A cartilha completa pode ser acessada clicando no link.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação do Procon-RJ encontra irregularidades em 17 escolas fluminenses

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui