A Operação Lei Seca montou um esquema especial de Carnaval que teve início, nesta quarta-feira (15), às 20h, em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro. A fiscalização é diária, sendo que a força policial empregará o auxílio de drones operados por integrantes do Gabinete de Segurança Institucional, para o mapeamento de territórios e redução de fugas de motoristas. A ação deve terminar na Quarta-feira de Cinzas (22).
Ao todo, 216 agentes e 53 veículos trabalharão na megaoperação, que fiscalizará diariamente até 15 pontos nos finais de tarde e à noite. Motopatrulhas, também serão usadas, para alcançar motoristas que se evadirem das operações por rota alternativas, além de ajudar a identificar as ocorrências de troca de motoristas, que costumam ocorrer perto de blitzes.
As cidades que recebem muitos turistas, como as regiões da Costa Verde e dos Lagos, além bairros onde acontecem os desfiles de blocos de rua, serão os principais alvos das operações.
“Queremos reduzir os índices de acidentes e sabemos que a combinação álcool e direção está por trás da violência no trânsito”, disse o secretário de Estado de Governo, Chico Machado.