Operação mira quadrilha especializada em roubo de dados de grandes empresas no RJ

As investigações apontam que um funcionário acessou indevidamente o ambiente virtual de uma das empresas atacadas e repassou os dados ao grupo criminoso a fim de causar prejuízos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira, (07/10), a Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza a Operação Data is the new oil (“dados são o novo petróleo”), contra o roubo de informações comerciais sigilosas de grandes empresas. Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) cumpriram quatro mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Os policiais já apreenderam dezenas de equipamentos dentre 12 computadores, além de celulares e pen-drives.

De acordo com informações da DDSD, no início do ano, um terceirizado acessou indevidamente o ambiente virtual de uma das empresas atacadas e repassou os dados à quadrilha a fim de lhe causar prejuízo.

“A investigação apura a participação de funcionários das empresas que estariam envolvidos nesse roubo de dados para revenda ou prática de estelionato, mas não descartamos também a participação de hackers. Vamos analisar todo o material apreendido para identificar os participantes da quadrilha”, disse o delegado André Neves, titular da DDSD.

Advertisement

A organização estaria praticando os crimes pelo menos desde o início do ano.

Em nota, a DDSD explica que no mundo atual, as informações e dados empresariais são de extrema importância e angariam grande valor no mercado. “São considerados ‘new oil’. Dessa maneira, a quebra do sigilo de tais informações tem potencial para auferir alta rentabilidade para os criminosos”, conclui a DDSD.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação mira quadrilha especializada em roubo de dados de grandes empresas no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui