Operação mira quadrilha especializada em roubo de dados de grandes empresas no RJ

As investigações apontam que um funcionário acessou indevidamente o ambiente virtual de uma das empresas atacadas e repassou os dados ao grupo criminoso a fim de causar prejuízos

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira, (07/10), a Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza a Operação Data is the new oil (“dados são o novo petróleo”), contra o roubo de informações comerciais sigilosas de grandes empresas. Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) cumpriram quatro mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Os policiais já apreenderam dezenas de equipamentos dentre 12 computadores, além de celulares e pen-drives.

De acordo com informações da DDSD, no início do ano, um terceirizado acessou indevidamente o ambiente virtual de uma das empresas atacadas e repassou os dados à quadrilha a fim de lhe causar prejuízo.

“A investigação apura a participação de funcionários das empresas que estariam envolvidos nesse roubo de dados para revenda ou prática de estelionato, mas não descartamos também a participação de hackers. Vamos analisar todo o material apreendido para identificar os participantes da quadrilha”, disse o delegado André Neves, titular da DDSD.

A organização estaria praticando os crimes pelo menos desde o início do ano.

Em nota, a DDSD explica que no mundo atual, as informações e dados empresariais são de extrema importância e angariam grande valor no mercado. “São considerados ‘new oil’. Dessa maneira, a quebra do sigilo de tais informações tem potencial para auferir alta rentabilidade para os criminosos”, conclui a DDSD.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui