Operação na Avenida Atlântica limpa esquina tomada por viciados e mendigos; moradores eram ameaçados

Das 24 pessoas abordadas pelas autoridades em Copacabana, todas possuíam passagem pela polícia. Também foram apreendidos trituradores de maconha e drogas com os mendigos, que atacavam e ameaçavam moradores que tentavam passar pela esquina

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Um dos grupos de moradores de rua abordados em Copacabana na manhã desta terça-feira / Divulgação

Uma grande operação visando desarticular pontos de consumo e venda de drogas foi realizada, manhã desta terça-feira (07), em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, pelo Governo do Estado, conforme determinação do governador Cláudio Castro (PL) e do subsecretário de Governo, Rafael Thompson. Bem esquina da mais turística avenida da cidade com a rua Barão de Ipanema, dezenas de viciados em drogas e mendigos consumiam e vendiam drogas em pequenas quantidades, defecavam e faziam sexo em público, segundo moradores e frequentadores do local, que havia se tornado uma cracolândia. Participaram da ação o 19º BPM, policiais do  Programa Copacabana Presente e da 12ª DP, além da Superintendência da Zona Sul – SEGOV.

Durante a operação, as autoridades governamentais abordaram 24 moradores de rua. Todos os mendigos possuíam antecedentes criminais. Na Rua Barão de Ipanema, esquina com Av. Atlântica, duas pessoas foram presas por porte de entorpecentes. Ambas foram enquadradas no crime de posse e uso de drogas e encaminhadas à 13ª DP. A polícia também apreendeu trituradores de maconha. Na esquina, existe uma bonita árvore, usada antes por crianças da escola próxima (Dr. Cocio Barcelos) para brincadeiras, e por moradores para sentar e bater papo. Segundo o síndico de um prédio próximo, que preferiu não se identificar por medo de represálias, o local virou um amontoado de lixo, fezes humanas e trapos sujos. Os restos de quentinhas de isopor jogados pelo chão chegaram a fazer idosos tropeçarem, sem contar as ameaças constantes dos infratores, que atiravam pedras em passantes e ameaçavam quem queria sentar embaixo da árvore. Tudo isso a 5 metros de um dos mais reputados hotéis da cidade, o Hotel Pestana, que tem um famoso rooftop.

O superintendente da Zona Sul, Marcelo Maywald, afirmou que a operação é resultado de denúncias frequentes feitas por moradores da região, que vêm sofrendo as consequências do consumo e da venda de drogas nas áreas abordadas.

“O local vem sendo alvo de inúmeras denúncias de moradores e não podíamos deixar de atendê-los. Nossa função é proporcionar cada vez mais segurança e a troca com a população, é de grande valia”, disse Marcelo Maywald.

Advertisement

O roteiro da operação de segurança e ordem pública foi extenso, abrangendo as praças Serzedelo Correa, Edmundo Bitencourt e Lido. As autoridades também marcaram presença em pontos do bairro já conhecidos por delitos relacionados ao uso de entorpecentes, como: os túneis Rubem Vaz e Sá Freire; as avenidas Atlântica, Nossa Senhora de Copacabana, Princesa Isabel, além das ruas Barata Ribeiro, Tonelero, Siqueira Campos, Figueiredo de Magalhães, Barão de Ipanema, entre outros pontos.

Participaram da operação, o Tenente Cel. Antônio Ludogero, comandante do 19º BPM; o Delegado da 12º DP, André Leiras; o Capitão Rosemberg, comandante do Copacabana Presente; e Marcelo Maywald, superintendente da Zona Sul – Segov.

O choque de ordem pública do Governo do Estado percorreu diversos pontos de Copacabana para desbaratar pontos de consumo e venda de drogas, após inúmeras denúncias de moradores do bairro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação na Avenida Atlântica limpa esquina tomada por viciados e mendigos; moradores eram ameaçados
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Essas ações devem ser feitas com freqüência e também voltarem para verificar se houve reincidência. Não apenas na avenida, mas também nas ruas que adentram o bairro. Copacabana é bairro procurado por turistas e tem alto índice de população vulnerável (idosos). O turismo é fonte de renda da cidade, que não tem indústria e depende dele.

  2. Quer dizer então que se os moradores não implorarem aos órgãos desegurança para fzerem sua função, não teria acontecido nada?
    Parece até que eles ficavam escondidos, e não à vista de todos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui