O Governo do Estado, por meio da Ação Estruturada Ordo, elevou para 45 o número de prisões nas ações realizadas em seis bairros da Zona Oeste do Rio, nesta terça-feira (16). Desse total, 38 criminosos foram presos em flagrante e sete em cumprimento de mandado de prisão. Seis adolescentes infratores também foram apreendidos. A maior parte das prisões foi por crimes patrimoniais, como furtos de energia e água. Também foram retirados 22 toneladas de material usado como barricadas.
“Essa grande ação de Segurança, além de combater as organizações criminosas, está levando ordem a essas áreas, num trabalho integrado. As concessionárias e operadoras de serviços de energia elétrica, água e internet estão trabalhando nesses terrenos após a estabilização feita pela Polícia Militar. Estamos combatendo a ocupação territorial que leva às guerras e à lavagem de dinheiro, sufocando economicamente essas quadrilhas”, disse o governador Cláudio Castro (PL).
Com a coordenação da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), na Muzema, os policiais prenderam um homem por tráfico de drogas e corrupção de menores, e apreenderam dois menores por fato análogo ao crime de tráfico – um deles tinha mandado de busca e apreensão em aberto por crime de roubo. Os criminosos estavam vendendo tubos de cocaína e frascos de loló e lança-perfume em uma boca de fumo. No local, também foram encontrados rádio transmissor e quatro aparelhos celulares.
No Recreio, policiais do Segurança Presente prenderam um homem que estava foragido da Justiça, desde 2020, acusado de estupro de uma menina de nove anos. O estuprador foi preso na Praça Tim Maia, após o seu nome ser consultado no sistema de verificação de registros criminais, onde foi constatado um mandado de prisão contra ele. O bandido também tem registros por lesão corporal contra um padre de uma igreja católica no Recreio, e além de roubo. O caso foi registrado na 42ª DP.
Na Cidade de Deus, agentes penais da Divisão de Recapturas prenderam Jefferson Moreira Ferreira, que tinha mandado de prisão expedido, desde 2020, pelo crime de roubo. O bandido foi conduzido à delegacia.
Decon inutiliza mais de uma tonelada de alimentos vencidos
Quatro pessoas foram presas durante ações da Delegacia do Consumidor (DECON), que fechou um açougue e um mercado que comercializavam mais de uma tonelada de alimentos com validade vencida. Na Cidade de Deus, um açougue vendia linguiça com prazo de validade até agosto de 2023, além de 72kg de peixe com prazo ultrapassado. Duas pessoas foram presas em flagrante por crime contra as relações de consumo. Na Gardênia Azul, um mercado foi fechado por comercializar 100kg de produtos vencidos, entre pizzas, laticínios e outros. Duas pessoas foram presas.
Roupas falsificadas e produtos piratas
Na Gardênia e em Rio das Pedras, a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) apreendeu peças de roupa e outros produtos falsificados. Os comércios foram autuados por crimes contra a propriedade industrial. A polícia vai investigar se há ligação com atividades de organizações criminosas.
Fiscalização de veículos e ferros-velhos
Agentes do Detran abordaram 230 veículos na Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes e na Estrada da Barra da Tijuca, no Itanhangá. Do total, 56 foram autuados – três carros e uma moto foram removidos. A motocicleta foi encaminhada para a 16ª DP (Barra da Tijuca), por transitar com placa de outra moto.
Na Avenida Canal do Anil, na Gardênia Azul, agentes do Detran, do 18º BPM e da Secretaria Municipal de Ordem Pública, realizaram ações de fiscalização em ferros-velhos. No local, foi encontrada uma estrutura metálica montada de forma irregular; um veículo apreendido, e 15 toneladas de material foram recolhidas, após demolição da estrutura. Na ação, um homem foi preso.
Crimes ambientais
No Terreirão, a Delegacia de Roubos e Furtos e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) encontraram em uma empresa de reciclagem materiais eletrônico e eletrodoméstico não autorizados no licenciamento ambiental municipal. Os agentes lavraram um auto administrativo e a atividade do estabelecimento foi parcialmente suspensa.
Também no Terreirão e nas Vargens, ação do Comando de Polícia Ambiental da PM no complexo lagunar de Jacarepaguá resultou na identificação de uma construção irregular e de uma fábrica de laje, que funcionava sem licença operacional, em Vargem Grande. Duas pessoas foram levadas para a Delegacia de Proteção do Meio Ambiente para prestar esclarecimentos.
Concessionárias e forças de segurança atuam na regularização do fornecimento de serviços públicos
Nos dias da Operação Ordo, as concessionárias de águas, energia e gás, além de prestadoras de serviços, como telefonia e internet também atuaram em conjunto com as autoridades. A Naturgy recuperou 58 medidores de gás na Cidade de Deus. A concessionária Iguá e agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) constataram fraude no consumo de água em oito estabelecimentos do Terreirão e da Cidade de Deus. Foram autuados por furto de energia: um ferro-velho, mercearia, loja de material de construção, marmoraria e uma igreja. O prejuízo da Light com as fraudes foi de mais de R$ 180 mil. Três pessoas foram presas no Morro do Banco e na Gardênia Azul.