Operação prende grupo especializado em aplicar golpes na compra de bilhetes do metrô, na Zona Norte do Rio

O bando costumava atuar na estação da Pavuna. Os membros da quadrilha utilizavam dados de terceiros para criar contas virtuais fraudulentas e, a partir disso, geravam cartões de crédito em nome dessas pessoas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma operação coordenada entre as polícias Civil e Militar desarticulou uma quadrilha especializada em aplicar golpes durante a compra de bilhetes do metrô do Rio, nesta manhã de quarta-feira (10/01). A ação ocorreu na região da Pavuna, Zona Norte da cidade, resultando na prisão de 11 pessoas, além da apreensão de um adolescente.

Segundo as investigações, os membros da quadrilha utilizavam dados de terceiros para criar contas virtuais fraudulentas e, a partir disso, geravam cartões de crédito em nome dessas pessoas. Esses cartões virtuais permitiam a abertura de catracas por aproximação. O grupo costumava atuar na estação da Pavuna.

A operação foi desencadeada após um trabalho de inteligência da 39ª DP (Pavuna), que monitorou a atuação da quadrilha. Este desdobramento é resultado de uma investigação da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) e contou com a participação de policiais da 39ª DP e do 41º BPM (Irajá).

A estratégia consistia em abordar usuários do metrô oferecendo bilhetes a preços abaixo da tarifa. Após o pagamento, liberavam a catraca por aproximação, possibilitando o acesso do comprador. Contudo, os bancos virtuais, ao detectarem as fraudes, estornavam os valores, causando prejuízos à Concessionária MetrôRio, enquanto os criminosos obtinham lucro.

Os indivíduos detidos enfrentarão acusações de estelionato, associação criminosa e corrupção de menores. O adolescente será autuado por atos análogos aos dois primeiros crimes. Além das prisões, houve a apreensão de dinheiro e de um telefone celular, evidências relacionadas às atividades ilícitas da quadrilha.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação prende grupo especializado em aplicar golpes na compra de bilhetes do metrô, na Zona Norte do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui