A Secretaria de Ordem Pública (Seop), em auxílio à operação da Polícia Militar e Polícia Civil, realizou nesta quinta-feira (16/01), uma operação para remoção barricadas feitas pelo tráfico de drogas que, além de dificultar o acesso da população a algumas vias nas comunidades da Ilha do Governador, também funcionavam como pedágios e serviam como pontos de extorsão de motoristas de Uber nas comunidades da região.
Na ação foram retiradas oito barricadas e bloqueios de vias feitos com trilhos de trem, tijolos, pneus, latões de lixo e até um muro de contenção foi erguido em área pública para proteção dos bandidos, com a colocação de seteiras (buracos na estrutura por onde os criminosos colocam os fuzis). Os agentes também encontraram um carregador de pistola e um projétil de bala deflagrado. No total, foram recolhidas seis toneladas de materiais dessas construções irregulares. As remoções foram realizadas nas comunidades da Joaniza e Bancários.
“Essa é mais uma operação fundamental de integração da Prefeitura com os órgãos de segurança, polícia civil e polícia militar. Nessa operação, nós conseguimos remover barricadas, que foram instaladas em vias públicas por criminosos armados. Esses criminosos, de forma covarde, se utilizavam dessas barricadas para constranger moradores e extorquir, por exemplo, motoristas de aplicativos, como aponta a investigação da Polícia Civil. E é muito importante que a Prefeitura esteja realizando esse trabalho de demolir essas barricadas e desobstruir as vias públicas. Nós encontramos também trilhos do trem, possivelmente produtos de furto e carregador com projeto de arma de fogo deflagrado. Então, destacamos aqui a importância dessa operação e dizer que seguiremos fazendo esses trabalhos integrados sempre às forças policiais para ordenamento da cidade e, também, para auxiliar a segurança pública.”, destaca o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.