Operação Verão começa neste feriado de 7 de setembro com 600 agentes nas praias do Rio

Ação da prefeitura visando a segurança e o ordenamento público na estação mais quente do ano também acontece nos parques de Madureira e de Deodoro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fábio Costa

A Prefeitura do Rio dá início nesta quinta-feira (07/09), feriado de sete de setembro, à Operação Verão 2023/24, na orla das zonas Sul, Oeste e Ilha do Governador, além dos parques de Madureira e de Deodoro. A ação contará com 600 agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e Guarda Municipal (GM-Rio). O objetivo é reforçar as ações de ordenamento, as fiscalizações e o patrulhamento preventivo.

Os agentes irão atuar neste início da Operação Verão e, à medida em que o fim do ano e o calor forem se aproximando, mais agentes serão integrados ao efetivo.  Durante as ações de fiscalização de estacionamento irregular, 24 reboques serão utilizados. 

As ações terão como foco ordenamento e fiscalização de ambulantes; ordenamento e manutenção da fluidez do trânsito, as vistorias aos barraqueiros de praia e quadras de esportes localizadas nas areias; o reforço no patrulhamento na orla, com acompanhamento das saídas dos pontos de ônibus que concentram a maior quantidade de passageiros, além da fiscalização a quiosques, estacionamento irregular e segurança e ordenamento nas estações de BRT com maior incidência de pessoas. 

Dependendo da situação climática, a Guarda Municipal vai montar tendas operacionais em pontos estratégicos da faixa de areia para apoio às equipes do Subgrupamento de Operações de Praia, que atuam exclusivamente nas praias. As tendas também facilitam a identificação de crianças perdidas.

Advertisement

A operação vai contar com equipes da Guarda Municipal, Subsecretaria de Operações (SUBOP), Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), do Programa Rio+Seguro, Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC), Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF), Gerência de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (GFER) e do Programa BRT Seguro.

Vamos iniciar as ações da Operação Verão já no início de setembro, com o objetivo de agir preventivamente e coibir as irregularidades na orla das praias da cidade, em uma época do ano em que essa região já começa a atrair mais visitantes e turistas. Teremos uma atuação em diversas frentes, como na fiscalização a ambulantes ilegais, ao estacionamento irregular, e ainda em relação aos barraqueiros, quiosques e até ações de conscientização com a Guarda Municipal, fazendo entrega de pulseiras de identificação para crianças. Queremos ter um período de praia com ordenamento, tranquilidade e segurança” , destaca o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale. 

GM-Rio distribui pulseirinha de identificação para as crianças

Os agentes da Guarda Municipal vão atuar na faixa de areia para colocar pulseirinhas de identificação nos pequenos. O objetivo é prevenir casos de crianças perdidas e conscientizar os responsáveis sobre a importância de adotar medidas de segurança em locais com muito movimento. A identificação ajuda os agentes a localizarem com mais rapidez os responsáveis da criança perdida.

SEOP entrega cartilha educativa para os barraqueiros de praia

A secretaria também vai entregar, neste mês de setembro, a “Cartilha Educativa ao Comerciante Barraqueiro de Praia!” para a categoria nas orlas da Zona Sul e Zona Oeste. O objetivo é informar as obrigações cotidianas, direitos e permissões, e o que é proibido fazer. Os agentes da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) já realizaram a entrega deste material pessoalmente aos barraqueiros dos bairros de Copacabana, Leme, Ipanema, Leblon e Arpoador. A secretaria também vai disponibilizar a cartilha na web para facilitar o acesso aos ambulantes fixos e para a população também tirar suas dúvidas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação Verão começa neste feriado de 7 de setembro com 600 agentes nas praias do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui