Operação Verão começa no Rio, visando reforçar segurança nas praias

O reforço nas ações de ordenamento urbano e de trânsito são realizados na orla das zonas Sul e Oeste e nos Parques Madureira e Radical de Deodoro, na Ilha do Governador e em Paquetá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Robert Gomes/Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) iniciaram a Operação Verão de 2022/23 neste final de semana. O reforço nas ações de ordenamento urbano e de trânsito, fiscalização das posturas municipais e patrulhamento preventivo são realizados na orla das zonas Sul e Oeste e também nos Parques Madureira e Radical de Deodoro, na Ilha do Governador e em Paquetá. Ao todo, Seop e GM-Rio empregam um efetivo de 440 agentes, sendo 89 atuando exclusivamente no monitoramento do trânsito, com atenção especial aos finais de semana e feriados, quando o movimento nas praias é maior.

São empregados guardas das inspetorias que atuam nas regiões fiscalizadas e também dos grupamentos especiais, como o Subgrupamento de Operações de Praia (SGOP), de Operações com Cães (GOC), de Operações Especiais (GOE), Tático Móvel (GTM) e de Guardas Motociclitas (GGM). Os agentes atuam em pontos estratégicos da orla e também nas vias de acesso, além de pontos de ônibus da Zona Sul para prevenir desordens e depredações aos coletivos. Outros focos de atenção são o Terminal da Alvorada, que recebe os usuários do transporte BRT, a Pedra do Arpoador e a cancela de acesso a Grumari e Prainha, que tem Bandeira Azul, para impedir a sobrecarga de veículos em área de proteção ambiental.

Para realizar as ações preventivas, as equipes da GM-Rio contam com apoio de 67 viaturas e rádios comunicadores. Ainda foram distribuídas sete tendas operacionais em pontos estratégicos da faixa de areia para apoio às equipes do SGOP, que atuam exclusivamente nas praias. As tendas também facilitam a identificação de crianças perdidas. O trabalho na areia das praias também conta com o reforço e suporte contínuo das equipes do Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal, que monitoram 80 câmeras redirecionadas para reproduzir imagens do calçadão e da faixa de areia. Os flagrantes de crimes são enviados pelo celular para os guardas identificarem e abordarem os suspeitos. O material em vídeo é cedido à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências nas delegacias.

Além do reforço no efetivo da Guarda Municipal, a Secretaria de Ordem Pública também irá atuar com agentes da Subsecretaria de Operações, da Gerência de Fiscalização e Reboques, do programa Rio+Seguro, da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar e da Coordenadoria de Controle Urbano.

Advertisement

Leia também

10 coisas que só quem anda de ônibus no RJ vai entender

Polícia Militar planeja ampliar sistema de reconhecimento facial para 650 câmeras no RJ

A Operação da Seop e da GM-Rio também é realizada em integração com os demais órgãos de segurança que atuam na cidade e também faz parte do Plano Verão da Prefeitura do Rio, que conta com diversas medidas preventivas que visam mitigar os impactos de fatores naturais e/ou ações humanas que geram transtornos nesse período do ano e envolve diversos órgãos, como o Centro de Operações, a Comlurb e a Secretaria de Conservação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação Verão começa no Rio, visando reforçar segurança nas praias

Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Beleza, mas e nas estações do brtrem???? Pq aos finais de semana, quando diminuem os ônibus (como se na área do Recreio e Barra, só tivesse trabalhador se segunda a sexta), só dá a favela vindo da praia e ninguém paga passagem. Quase impossível de se pegar um ônibus, principalmente na estação Recreio Shopping. É caixa de som, consumo de drogas e por aí vai.

  2. O ordenamento público e a segurança deveria ser durante todo o ano. Assim, não seria necessário uma operação especial no final/início de ano e durante a alta temporada. Como o estado é uma bagunça generalizada e está apinhado de bandidos em todos os setores, agora o trabalho precisa ser colossal.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui