A Secretaria de Ordem Pública do Rio (Seop), divulgou nesta terça-feira (01/03), o saldo a última Operação Verão nas orlas do município. A parceria entre a pasta e a Guarda Municipal (GM-Rio) vem mostrado resultados expressivos em apenas alguns meses de operação. Foram mais de 3 mil itens apreendidos, 26 mil multas aplicadas nos mais diferentes pontos do Rio.
Durante as fiscalizações nas praias, a operação resultou na apreensão de 3.000 itens, incluindo garrafas de vidro – que representam um perigo devido ao risco de acidentes – churrasqueiras, botijões de gás e até roupas e acessórios vendidos de forma irregular. No total, mais de 2.800 fiscalizações foram realizadas em barraqueiros, levando a 984 autuações.
“O saldo da Operação Verão é positivo. Nós tivemos mais de três mil itens proibidos apreendidos pelas nossas equipes de fiscalização, especialmente garrafas de vidro, que colocam em risco a vida das pessoas e a integridade física da população. Também tivemos operações para garantir a fluidez do trânsito em áreas que recebem mais gente durante esse período, como a Urca, Grumari e também Guaratiba, além das equipes de fiscalização para combater cobranças abusivas de estacionamento por flanelinhas ilegais e estacionamentos irregulares”, afirmou Brenno Carnevale, Secretário de Ordem Pública.
A operação não ficou restrita às praias. A SEOP também intensificou as fiscalizações de trânsito e estacionamento. Ao longo da operação, 26.481 autuações foram aplicadas por infrações de trânsito, além de 5.105 por estacionamento irregular, com mais de 2 mil veículos removidos das áreas de grande movimentação. A SEOP também conduziu 50 flanelinhas ilegais para a delegacia e apreendeu mais de 2 mil coletes irregulares usados para cobrança indevida de estacionamento.
“A presença ostensiva da Guarda Municipal nas praias da nossa cidade no período de calor mais intenso é um fator primordial para o bom desempenho da Operação Verão. A colaboração da população também tem sido essencial para isso. São inúmeros desafios, mas seguimos trabalhando para que cariocas e visitantes possam desfrutar de um espaço ordenado e seguro em seus momentos de lazer”, reforça o Inspetor Geral da Guarda Municipal, José Ricardo Soares.
As ações da Operação Verão também impactaram o setor de transporte. Foram mais de 1.900 multas aplicadas a táxis e motoristas de aplicativos, além de 875 infrações em vans e kombis de transporte complementar, com 14 remoções de veículos piratas. Já nas áreas comerciais, especialmente em Botafogo, Copacabana e Barra, foram aplicadas 260 autuações a bares e restaurantes, principalmente por som excessivo e obstrução das calçadas com mesas e cadeiras.