Opinião: Dia Internacional da Mulher – celebrando conquistas e desafios

Apesar dos progressos, ainda estamos longe da equidade desejada, como evidenciado pelo fato de que apenas 5% das empresas estatais têm mulheres em cargos de liderança executiva, analisa a colunista do DIÁRIO DO RIO, Rosane Ventura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem de Ernesto Eslava por Pixabay

No próximo dia 8 de março, celebraremos o Dia Internacional da Mulher, uma data oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reconhecer e homenagear as conquistas, lutas e avanços das mulheres em todo o mundo. Este dia não apenas marca o engajamento político e os avanços econômicos na busca pela igualdade salarial, mas também nos convida a refletir sobre o tratamento dispensado às mulheres em todos os aspectos da vida, desde o âmbito afetivo e social até o ambiente doméstico e o mercado de trabalho.

Apesar dos progressos, ainda estamos longe da equidade desejada, como evidenciado pelo fato de que apenas 5% das empresas estatais têm mulheres em cargos de liderança executiva. O Dia Internacional da Mulher é, portanto, mais do que uma simples comemoração; é um lembrete da necessidade contínua de discutir e combater questões como a violência de gênero, o assédio e o feminicídio, que persistem e, alarmantemente, crescem a cada ano.

De acordo com o último levantamento do DataSenado, realizado em 24 de novembro de 2023, três em cada dez brasileiras já sofreram violência doméstica perpetrada por homens. A pesquisa também revelou que a violência psicológica é a mais prevalente (89%), seguida pela moral (77%), física (76%), patrimonial (34%) e sexual (25%).

Portanto, este dia não é apenas para celebrar, mas para reconhecer e honrar a luta das mulheres por direitos e dignidade. É um momento para repensar nossas atitudes e lembrar que a luta pela igualdade deve ser uma jornada diária, não apenas uma vez por ano. Devemos sair da zona de conforto e reconhecer o valor real das mulheres além dos gestos simbólicos de presentes ou homenagens.

Advertisement

Mulheres são a fonte criadora, sinônimo de força, coragem, poder, doçura, amorosidade, fertilidade, virtudes, superação e inspiração. Devemos olhar para o universo feminino não apenas como uma fonte de desafios, mas também de oportunidades para que as mulheres possam expressar seu potencial máximo sem restrições.

O respeito às mulheres é um tema contínuo e crucial, que transcende este dia específico. É um dos maiores desafios dos direitos humanos na contemporaneidade. Mulheres, vocês são fundamentais para o nosso mundo. Empoderem-se e avancem, derrubando barreiras, assumindo postos de liderança e inspirando as próximas gerações.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Opinião: Dia Internacional da Mulher - celebrando conquistas e desafios
Avatar photo
Rosane Ventura, especialista em saúde mental, Yoga e Mindfulness, é comprometida em promover bem-estar emocional. Referência em terapias holísticas e práticas ancestrais, fornece orientações para enfrentar desafios do dia a dia e lidera retiros espirituais focados em autoconhecimento.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui