A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM-Rio) atuarão com 1.720 agentes em toda a cidade na virada do ano. Somente em Copacabana, serão empregados 1.200 pessoas em ações de ordenamento urbano, fiscalização do trânsito e do comércio ambulante, além de promover a segurança dos cariocas e turistas que assistirão a queima de fogos.
O efetivo atuará em turnos, a partir das 6h do dia 31 de dezembro até o dia 1º de janeiro. Um Centro de Comando e Controle Móvel ficará estacionado na Avenida Atlântica, esquina com a Rua República do Peru, com acesso ao Mapa Operacional da GM-Rio que monitora em tempo real a localização de cada agente, dando mais agilidade no flagrante e coerção de delitos.
Em Copacabana, serão 471 guardas municipais empregados exclusivamente no monitoramento e fiscalização do trânsito, com o apoio de 90 viaturas, entre carros e motos, e nove reboques. As equipes do Grupamento Especial de Trânsito farão a implantação e o monitoramento dos pontos de bloqueio de acordo com o planejamento feito pela CET-Rio.
Os guardas municipais também ficarão responsáveis pela implantação dos bloqueios na área de lazer, fiscalização da proibição de estacionamento na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, e a fiscalização e o monitoramento das estações do metrô. Os agentes vão monitorar também pontos estratégicos para fiscalizar o estacionamento de ônibus fretados.
Para realizar as ações de trânsito, as equipes terão o suporte de rádios transmissores e smartphones para o contato direto com o COR, permitindo a comunicação imediata em situações de emergência ou mudanças de sinalização para priorizar a fluidez.
As equipes também atuarão com foco na fiscalização de ambulantes, especialmente para coibir a venda de garrafas de vidro, quiosques e barracas de praia. Também serão fiscalizados os táxis, veículos de aplicativos e transporte complementar.
Somente nas ações de ordenamento urbano e com foco no bem-estar e segurança dos cidadãos serão mais de 60 postos de atuação da Guarda Municipal na orla e vias de acesso do bairro de Copacabana, com atenção especial a pontos de bloqueio e suporte no entorno dos postos médicos montados pela Secretaria Municipal de Saúde. Também serão montadas cinco tendas operacionais, sendo duas no Leme e três em Copacabana, para dar suporte às rondas na areia, que serão realizadas pelos guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP).
A operação contará com agentes do Grupamento de Operações com Cães (GOC) atuando no entorno das estações do metrô Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, em ação preventiva de patrulhamento e em apoio ao público, com o foco na promoção da sensação de segurança. A operação envolverá todos os grupamentos especiais da GM-Rio, contando também equipes dos Grupamentos de Operações Especiais (GOE) e Tático Móvel (GTM), além do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM)
A GM-Rio também realizará a distribuição de pulseiras de identificação para crianças que vão participar do do réveillon em Copacabana e nos dois parques onde haverá shows. As pulseiras são feitas com material impermeável e bastante resistente permitindo seu uso na água. A distribuição será feita pelos guardas municipais que estarão nas barreiras de acesso à Praia de Copacabana e também na orla, e de plantão nos parques. A ação, que já é tradicional nesse período, é mais uma ferramenta para auxiliar na rápida identificação de crianças caso se percam dos responsáveis.
Seop e GM-Rio também vão atuar em outros pontos de festejo na cidade, onde serão empregados 520 guardas municipais. As equipes atuarão como foco no ordenamento urbano e do trânsito e também para promover maior sensação de segurança aos cidadãos.